06 dezembro 2007

Novidades da 3Com

Estive na última terça, com mais dois amigos, em um evento da 3Com em parceria com a Datatri, tradicional revenda de material de rede, num hotel no centro do Rio. O evento foi pequeno (no máximo 25 pessoas), e o coffee-break, excelente (comi o que pude). As atendentes eram muito agradáveis de se ver (lindos sorrisos, mas corpos em forma de bujão - algumas delas, justiça seja feita), rolou um sorteio (não ganhamos nada), e vimos algumas soluções bem interessantes.
As palestras... Bem, não fomos lá para comer e ver moças bonitas, né? Algumas coisas que vimos lá e que são interessantes contar, estão aí embaixo:

  1. As tendências para o mercado:
    • Segundo a 3Com, há uma tendência de migração para Gigabit Ethernet, por questões de escalabilidade. Cada vez mais irão querer fazer streaming de vídeo na rede, vídeoconferência (uma daquelas coisas que são legais mas que não servem para nada) e outras coisas que consomem muita banda, O que é razoável, a última vez que fui no site da Datatri e procurei um switch GIgabit Ethernet, achei um da D-Link por menos de R$ 160. E a Datatri não é o menor preço, pelo contrário...
    • Uma idéia interessante é wi-fi. Isso tudo mundo sabe, os preços estão caindo... Mas uma solução wi-fi que seja do tipo FAT/FIT, também é interessante. Bem, o que é FAT/FIT? Para entender rapidamente: Gerenciamento centralizado. Imagine que temos 10 access points, e quando um usuário está em trânsito entre a zona de cobertura de uma antena para outra, o sinal cai e volta na outra. Segundo o povo da 3Com, no caso deles não, é tudo integrado, como se fosse uma única zona de cobertura. Muito interessante! Além de todo o gerenciamento dos APs ser centralizado num lugar só.
    • Na questão da segurança, muita gente se baseando em sistemas com IPS (detecção de invasão) e controle de banda. Quer impedir que o usuário use MSN? Simples, dê para o MSN 0,001% da banda liberada. É também interessante, ele me deu idéias macabras para 2008...
  2. Segundo eles, a 3Com está interessada no mercado pequeno, não só o enterprise. Sim, a qualidade é melhor, mas o preço... Não ajuda. A questão de por wi-fi em tudo e jogar a rede cabeada para o alto ou não... No caso da rede cabeada, temos mais confiabilidade, estabilidade, velocidade, escalabilidade, melhor gerenciamento e segurança, além de suporte a Gigabit Ethernet, 10 Gb (que está em testes), Power over Ethernet, e mais variedade de produtos. Em particular, Power over Ethernet significa corrente elétrica que vai pelo mesmo cabo de dados. Assim, ao invés de 2 cabos (força e dados), sobe um só para o equipamento. Fizeram uma gambiarra no projeto de redes mesh da UFF para que tivessem PoE para os Linksys que eles usaram, o que é algo bem sensato.
  3. Teve um papo sobre agregação de links, empilhamento e cascateamento de switches (há diferença, não lembro qual)...
  4. Sobre segurança, eles falaram de uma solução deles (é a X5, o link está aqui) que traz um controle muito mais integrado para segurança. Na página deles tem um monte de coisas explicando a respeito. Segundo o vendedor, tem Linux na jogada, mas disse-me ele que é um "Linux fechado", o que me faz pensar... E a GPL?
  5. Por último, uma solução VoIP deles, que é um PABX de até 25 portas, com servidor de voicemail integrado, com Unidade de Resposta Automática (central programável, música de espera, sala de conferência, auto-atendimento, bloqueio do retorno de eco via hardware, entre outros). O aparelho vem com 4 portas RJ-11, para ramal externo, e várias entradas para telefones VoIP e um slot para cartão CompactFlash, para fazer um backup (se der pau, tá tudo no CF). Uma coisa legal é que a solução é toda baseada em SIP (protocolo aberto), e é baseada no Asterisk. Segundo o vendedor, "O Linux traz a vantagem de poder customizar o produto de acordo com a necessidade". A solução aguarda homologação pela Anatel, e deve ser lançada em 2008.
Bem, acho que é isso. Vale ainda apenas ressaltar a ironia de sair de um hotel de luxo, na esquina da Avenida Rio Branco com a Presidente Vargas... E dar de cara com uma carrocinha de churros. No mínimo, curioso.

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home