01 dezembro 2004

Resenha minha: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

Esse filme é uma mistura de coisas que eu gosto, e um bom filme para desligar o cérebro e curtir. Ele é um filme noir, com aquele ar esfumaçado, imagem escurecida, como que um leve efeito de sépia. uma ficção científica retrô, passada nos anos 30. Como todo filme noir, tem ar sombrio e é centrado numa cidade escurecida. Parece Gotham City da série animada do Batman. Também é uma ficção científica, com robôs, aeronaves cheias de engenhos estilosos, bases aéreas voadoras, equipamentos esquisitos, até um foguete espacial. O filme tem várias referências, como os robôs, semelhantes aos sentinelas feitos para o álbum Marvels, por Alex Ross (não tinha notado a semelhança até ter lido em outro lugar). Tem a da base aérea, que está aí embaixo (*).

É um filme com roteiro fraco e entupido de clichês: vilão que quer destruir o mundo, mocinho que é o salvador da pátria, um mercenário de bom coração, ex-namorada do mocinho que ainda gosta dele, mocinho e namorada que não se entendem (mas no final se beijam), quase-sacrifício para salvar o dia, etc, etc, etc, etc... Eu me senti vendo uma história de aventura ambientada nos anos 30, me senti um pouco criança novamente. Talvez por isso uma cena onde aparece a projeção de "O Mágico de Oz"...

Se você é do tipo cinéfilo chato, que critica toda e qualquer produção do cinema americano (a não ser os filmes do Michael Moore), caia fora daqui porque não tem sentido nem você ler esse blog. Esse é um blog de um nerd, e como todo nerd, também gosta de cinema-pipoca.

Mas se você ainda acredita na capacidade do cinema de fazer sonhar e de se divertir, mesmo com um balde de clichês do típico cinema norte-americano (que você necessariamente não gosta, mas aguenta para se divertir), vai lá e veja. Eu gostei muito do filme, quero comprar em DVD no futuro p/ revê-lo.





Sim, teve alguém no cinema que olhou e falou: Uai, esse não é um antepassado do porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D.? Olha aí em cima a semelhança (cortesia do site Sobrecarga (linkei a partir de lá e pronto). Aproveitem e olhem esse link aqui.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home