20 março 2005

Solidão e comunhão

Estava pensando em um texto, falando de comunhão e solidão, outro dia, e lembrei-me da citação do Pr. Ricardo Barbosa, no seu livro Janelas para a Vida. A citação é do livro Vida em Comunhão, do pastor alemão Dietrich Bonhoeffer. Como o livro estava emprestado, e voltou ontem, aqui vai o texto, q copiei dele:

"Muitos procuram a comunhão por terem medos de ficar sozinhos. Por não suportarem a solidão são impelidos a procurar a companhia de outras pessoas. Também cristãos que não conseguem resolver seus próprios problemas, que fizeram más experiências consigo mesmos, esperam encontrar ajudana comunhão de seus semelhantes... Quem não suporta a solidão, que tome cuidado com a comunhão, pois só causará dano, tanto a si próprio como à comunhão.Sozinho te encontravas diante de Deus quando ele te chamou; sozinho tiveste que seguir-lhe o chamado; sozinho tiveste que tomar sobre ti a cruz, lutar e orar; sozinho morrerás e darás conta a Deus. Não podes fugir de ti mesmo pois o próprio Deus te separou. Se não queres ficar sozinho, rejeitas o chamado que Cristo te fez e não terás parte na comunhão dos eleitos. 'Todos somos chamados à morte, e ninguém moerrerá em lugar do outro; cada qual lutará pessoalmente com a morte... e eu não estarei a teu lado, nem tu do meu' (Lutero).

Mas também a recíproca é verdadeira: quem não se encontra na comunhão, que tome cuidado com a solidão. É na comunidade que foste chamado, e o chamado não se dirigiu a ti somente; levas a tua cruz na comunhão dos eleitos, nela lutas e oras. Jamais estarás sozinho, e inclusive na morte e no dia derradeiro serás apenas um memnbro da grande comunidade de Jesus Cristo. Se desprezares a comunhão dos irmãos, rejeitas o chamado de Jesus Cristo, e tua vida solitária apenas te acarretará desgraça. Quando morrer, não estou sozinho na morte; se sofrer, eles sofrerão comigo. Concluímos, pois: sozinhos podemos ficar somente se estivermos na comunhão. Só na comunhão aprendemos a estar sozinhos no sentido correto; e somente na solidão aprendemos a viver de modo correto na comunhão. Uma coisa não precede a outra; ambas começam ao mesmo tempo, a saber, com o chamado de Jesus Cristo".

Adoro esse texto, não podia deixá-lo de citar aqui. É um dos movimentos da vida cristã, da solidão para a comunhão. Os outros são, da celebração para a confissão, da oração para a missão e da Palavra par o mundo - e vice-versa, em todos.

Aqui vai um link para um outro texto, que fala desse livro também (clica aqui)

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home