12 agosto 2005

E o mar de lama continua...

Hoje fui para a faculdade dirigindo o carro do meu pai, um Peugeot 206. Deixo para comentar as minhas impressões do carro depois (achei o carro esquisito, no geral), e fui hoje ouvindo noticiários. Antes, meu pai tinha dito que a imprensa estava falando muito do depoimento do Duda Mendonça, na CPI dos Correios. Ligo o rádio, e já ouço o prefeito do Rio (e virtual candidato a presidente), César Maia (que não perde a oportunidade de aparecer) já pedindo impeachment do Lula. Todo mundo comentando o depoimento do Duda Mendonça... Mas o que ele falou nesse depoimento, diacho?!

Aguardo e, no jornal ouço que ele falou basicamente aquilo que todo mundo sabe, mas não queria dizer: Que parte da dívida que o PT tinha com ele, devido à campanha eleitoral de 2002 de alguns candidatos (Lula a presidente, Genoíno para governador de SP, Benedita para governadora do RJ, Aloísio Mercadante para deputado federal e mais alguém que esqueci) foi pago com dinheiro vindo do careca mais falado do Brasil na atualidade, o publicitário Marcos Valério. E aí teve de tudo: empresa aberta em paraíso fiscal (Bahamas), dinheiro entregue em pacote, atraso no pagamento...

Confesso que não estou chocado com o depoimento, visto que a sensação que tenho é que não estou vendo nada de novo. Nunca imaginei que o PT fosse um partido lindo, 100% ilibado, impoluto, onde corrupção e ética partidária não se misturam. Pelo contrário, sempre achei que o PT fosse falho como os outros. E não adianta dizer que o PMDB (partido o qual meu pensamento mais se alinha), PSDB, PFL e outros não fizeram das suas. Ah, se fizeram! E não adianta dizer que o PSOL ou o PSTU nunca iriam cometer tais pecados por serem éticos... Poder corrompe. Aliás, o PSTU foi expulso do DCE da UERJ faz alguns anos por má conduta, desvio de verbas, etc.

A situação do PT fica delicada, pois segundo ouvi de uma cientista política, partido que usa financiamento vindo do exterior, do jeito que parece que foi, pode ter o registro cassado. Ou seja, Tarso Genro (que me parece um sujeito sério) está com um problemão nas mãos, junto com o Ricardo Berzoini e outros. Não acredito que a cúpula do PT seja toda desonesta, canalha, safada, que pisa na grama e cospe na rua. Só 99%... Heheh, brincadeira. Nem tanto. Tem gente boa lá, assim como tem gente boa em todos os partidos. Mas eu não queria estar calçando os sapatos de ninguém agora: A imagem do PT foi pro saco, 25 anos de "ética" construída em cima de um discurso repetido até a exaustão, de que o PT era um partido "diferente" não deu certo. Ele é um partido como qualquer outro, e agora é hora de limpeza, faxina, expulsões, degolas e outros bichos.

Particularmente, o que me enerva em partidários petistas é o mesmo motivo que me os flamenguistas e os slack-xiitas me causam repulsa: o fanatismo. Achar que o PT, o Flamengo ou o Slackware são os únicos que prestam, menosprezando os outros, é achar que eles detém a resposta última, a chave da salvação, o caminho pro paraíso. E sinceramente, você pode até torcer e preferir um deles (sem problemas), mas daí achar que é o único que presta... Cresça, por favor.

Quanto ao presidente, ele tem que vir a público e falar do que sabe. Limpar a sua barra. Falar honestamente. Ele não disse que honestidade fo iuma coisa que os pais dele deixaram como herança? Faça-se isso, então. Mas sem discursos escritos por outros, um discurso escrito do próprio punho, falando a verdade. Não adianta ele agir como se estivesse em campanha. Aliás, fazer campanha é o que o presidente sabe fazer de melhor. Foram quatro tentativas para se eleger, e só entrou na última...

Na minha opinião, não acredito no envolvimento do Lula nessa história toda. Ele sempre me soou um idealista, um sonhador, o sujeito que não se envolveria com falcatruas desse tipo. Ele estava mais preocupado em amaciar os ouvidos da população com as promessas que eles queriam ouvir... Do que se sujar nessa lama, que respinga nele, agora mais veementemente. Ele iria falar besteira (como falou inúmeras vezes), fazer coisas que não devia, nomear quem não deveria, etc e tal. Mas compactuar com mesada para políticos da base aliada em troca de apoio... Eu acho que não. Acho que, de qualquer forma ele sai queimado: na melhor das hipóteses, aquele discurso de que ele é um fantoche na mão de outros (como José Dirceu) parece que é verdade. Na pior, é um chute na bunda, e vamos por o Zé Alencar no lugar dele, até o fim de 2006...

Ouvir de gente que apoiou-o (como essa nefasta publicação) agora comparando-o ao Collor, ou repugnantes lembranças da fala da Regina Duarte no programa eleitoral do José Serra (que ela tinha medo do Lula no governo), são dispensáveis. Assim como o discurso "esse seu presidente aí...". Meu não, porque eu não comprei ele na Casa e Vídeo, e estou brincando com ele junto dos meus Transformers e do Solid Snake. Presidente de todos, eleito por maioria, governa todos. Agora é hora de sossegar e examinar tudo, observar, estudar, entender... E orar.

Bem, eu nunca achei que o Lula fosse a solução para os problemas. Mas sinto-me penalizado ver o nome de políticos que (aparentemente) não tinham a ver com o conluio sendo envolvidos. O Mercadante quase chorou no plenário, e pareciam lágrimas sinceras. Uma deputada federal passou mal. Não consigo acreditar que eles estejam só fazendo figuração, a angústia é algo difícil de simular.

Imagino que, hoje, o Alexandre Souza deve estar tendo um infarto do miocárdio. Quem leu os últimos posts do blog do Tabajara notaram que ele simplesmente está revoltado com a situação. Ele e nós todos, mas a impressão que tenho, ao menos pela escrita, é que ele adoraria ter uma arma e fazer justiça com as próprias mãos. Justificável, o pensamento dele. Mas exagerado em alguns aspectos. Não é hora de querer aparecer com impeachment, ou deputados que aproveitam os depoimentos para fazerem perguntas descabidas, querendo aumentar a sua exposição da TV Senado... Acho que é preciso ter cabeça fria nesse momento. Analisar o que foi dito, ver os documentos, entender, questionar, pensar... Mas, agora, mais do que nunca, é momento de orar pelo Brasil. Como cristão, é momento de orar, porque só Deus para dar um jeito nisso. E, por mais que seja um chavão de outro pré-candidato à Presidência da República em 2006, é hora de orar pelo Brasil sim.



PS: Esse último político que eu comentei... Eu estou até espantado. Ele não abriu a boca ainda para espinafrar ninguém. Espero que tenha aprendido um pouco de temperança.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home