08 abril 2006

Pensamentos sobre o astronauta brasileiro

Já mandamos o primeiro paulista para o espaço. Já está na hora de mandar o resto para lá também!



Hoje o Marcus Pontes desce de "lá de cima", e a Agência Espacial Brasileira foi muito criticada pelos reclamões de plantão, pelo gasto que teve. Bem, antes que critiquem, dizendo que R$ 21 milhões é um desperdício, etc e tal... Lembrem que devemos ao programa espacial estadunidense a existência de baterias portáteis (celulares, PDAs, notebooks e por aí vai), velcro, relógios digitais e parafusadeiras elétricas, só para ficar em poucos exemplos.

É por muita gente pensar dessa forma que as universidades brasileiras estão do jeito que estão, quase privatizadas, tendo que vender quase que a alma acadêmica para conseguir verba e sobreviver: Para quê investir em universidade se a gente precisa de escola primária? E duvido que o dinheiro que foi gasto para mandar o Marcus Pontes para o espaço seria empregado em outra área... Iria acabar num dos "mensalões" que temos por aí, e que não vem de agora.

E antes que eu me esqueça, ele levou algumas pesquisas para serem feitas no espaço, inclusive um projeto da UFSC para refrigerar componentes eletrônicos no vácuo espacial. Isso é inédito, e se funcionar, será uma patente para o Brasil. Legal, não?

PS: Sim, tem muito acadêmico picareta e mau-caráter também, eu conheci vários... Mas também tem gente que quer que invistam em outros lugares, para poderem roubar mais. Lamentável. Então deixem gastar aí, pelo menos sabemos no que estão gastando.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home