27 novembro 2006

Podcasts que tenho ouvido - 4

Fechando a lista, os podcasts (e os que não são), sobre variedades... E futebol:


  1. Rock Bola: Bem, esse não é bem um podcast, mas sim a gravação diária do programa de rádio que rola na Oi FM. Como eu quase nunca estou disponível para ouvir o programa, bolei uma maneira de capturar o áudio via Internet (da rádio online), gerar um MP3, fazer as tags... Funciona muito bem, era usado na rádio anterior, por onde o programa passou, antes da transição da antiga rádio para a sua atual versão. Parece que agora eles disponibilizam o programa no site, para quem quiser baixar. Eu continuo copiando do meu jeito mesmo... Sobre o programa, é simples: Um bate-papo sobre futebol com um mediador e quatro torcedores dos grandes clubes do Rio. Vale dedo-no-olho, chute na canela, sacanear o adversário quando perde, elogiar um jogador que anteriormente criticou... Quem nunca ouviu, vale a pena ouvir, é muito engraçado. Os caras são grandes amigos, mas na hora de falar de futebol, não é raro terem uma discussão mais acalorada, tirando sarro do time do outro. Sem contar o repórter, que é burro que nem uma porta, além de feio (conhecido como Sméagol, daí vocês imaginam), e um comentarista "Mandrake" (o comentarista de todas as torcidas), que é dublê de imitador (sua especialidade é a cantora Alcione) e cobre as faltas de um e de outro. Recomendo fortemente que vocês ouçam, de 2a à 6a, das 20 às 21 horas, na Oi FM. Mas não ouça pensando em saber dos times do Rio, ouça para rir. Porque o lema é: "Rock bola, informação em segundo lugar".
  2. PodVariar: O podcast do Marcos Lacerda é muito interessante, pois ele não segue uma forma padrão, afinal, o programa pode variar. Por exemplo, no último que eu ouvi (número 49), ele leu algumas notícias, de alguns feeds RSS, e comentou no ato. Quase sempre tem duas músicas pod-safe (liberada para execução), uma abrindo e outra fechando o podcast, além de comentários sobre um monte de coisas, de política a viagens, de economia a atualidades, de tecnologia a... Trânsito. Não, ele não comenta futebol. Os comentários são ótimos, o papo interessante, e o programa, bem feito. Não é um podcast iluminado, que me faça querer ouvir assim que eu baixo, mas vale a pena ouvir, o Marcos é um podcaster que virou blogueiro depois de fazer o podcast, o que é muito diferente do que imaginamos que seja. Já discuti um tico de política com ele, discordamos mas nos respeitamos, e ficou uma simpatia mútua. Recomendo a audição, vale a pena conhecer (por mais que alguns se incomodem com alguns risos sutis do Marcos, ao longo do podcast).
  3. Impressões Digitais: O Sérgio Vieira é dono de um dos podcasts mais intrigantes e inteligentes, senão o mais interessante de todos os que tenho ouvido ultimamente. O Sérgio não é nenhum garoto (está quase queimando óleo 5.0), e a gente não consegue entender qual é a sua especialidade, a sua formação. Mas com fino humor, ironia afiadíssima, observação atenta e comentários matadores, ele faz do seu podcast uma das melhores audições que tenho tido hoje em dia. Confesso que admirava-o, mas virei fã quando na seção O Manual do Torneiro Mecânico, ele dissecou um problema de Matemática Pura (mais especificamente, de Topologia Algébrica), que nem eu, que sou matemático, seria capaz de explicar. Um dos últimos ele tratou de Física Nuclear, e da pesquisa com aceleradores de partículas, de uma maneira primorosa. A campanha dele "Não reeleja ninguém para o Congresso Nacional" parece que surtiu efeito, com 46% de mudanças nessa próxima legislatura. Enfim, um podcast que vale a pena ouvir. Confesso que não achei muita graça nos especiais, homenageando outros podcasts... Mas as transmissões daquela rádio do interior (esqueci o nome) são ótimas, e os aforismos do pensador Arkady são muito criativos - pena que acabaram, mas se bem que ele trocou a seção por outra... Recomendo fortemente a audição.

É isso aí. Estou procurando dois podcasts, um de cinema, e um de rock. Achei o Moviecast e o PodTocar Alto, só que estranhamente, no Rhythmbox não atualizou os feeds. Aliás, no primeiro apenas aponta falha para baixar qualquer um dos episódios. No segundo, neca, nada aparece. Vou fazer uma experiência com um leitor de RSS comum, tipo Liferea.

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home