16 abril 2007

... e a banda larga se populariza

Maria Cláudia (minha noiva, que eu estou devendo um post sobre ela por aqui), tem uma irmã casada, Vanessa. Ela mora com o marido, numa casa nos fundos do terreno que pertence aos pais dela (meus futuros sogros). E ficaram falando um dia desses em por o Velox, compartilhar a banda larga.

Conversaram comigo, o consultor de informática mais perto que tinham, e eu já saí traçando pensamentos de como atualizar o firmware do modem para virar um roteador, por onde passar cabos, etc. Depois de alguma demora, habilitaram o Velox para um dos telefones (no caso, o da Cláudia). Infelizmente só 300 Kbps (1 Mbps só para o Rio - capital, e alguns locais em Minas).

Qual não foi a minha surpresa quando peguei a caixa do modem e vi que não era uma ratoeira feita pela Huawei, que a Telemar tanto usou. Pelo contrário, dei de cara com um D-Link DSL-500B, com interface Web e vários apetrechos de configuração, incluindo firewall, NAT, DNS dinâmico e outros recursos interessantes.

Logo, espetei uma placa de rede minha no micro dela (tenho 3 sobrando, comprei uma da 3Com para o meu servidor), e configurei para roteador. Voilá, feito. Agora é colocar um hub (tenho um da Encore na escola), puxar os cabos e crimpar as pontas. Aí, compartilhamento entre máquinas feito.

O que me impressionou é que a Telemar não quis impedir que usassem um roteador para acessar e compartilhar a Net. Pelo contrário, liberaram geral. Pelo visto se tocaram que sempre haverão pessoas compartilhando o acesso, e upgrades de firmware mal-feitos serão evitados se já fizerem a coisa certa. Dessa vez, muito bem, Telemar!

E a Cláudia? Bem, atualizei o Firefox e o Thunderbird no micro dela, instalei um anti-spyware, atualizei o anti-vírus, instalei o Miranda, criei contas para ela no ICQ e no (argh) MSN... ICQ sim, o protocolo funciona direito. Qual o problema? Heheh... Ah, baixei o Skype, mas não sei se roda. O micro dela é um Pentium III 600 Mhz. Windows 98. O Windows Update o "reconhece" como algo não familiar. Em resumo, nem eles querem saber do W98. É... Ainda fiz mais algumas coisas, mas não muitas. Agora é com ela, para descobrir a Internet. Depois configuro o firewall, a propósito.

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home