23 abril 2007

O santo mais desrespeitado da minha vizinhança

Meus vizinhos são devotos de São Jorge, o "santo guerreiro", terceiro santo mais popular do Brasil, Ogum na macumba, etc e tal. E aí começa o meu martírio. Como vocês sabem (eu acho), 23 de abril é o Dia de São Jorge. feriado municipal na cidade do Rio de Janeiro, o que para mim é até prático: Uma das 3 igrejas de São Jorge na cidade fica a 300 m do meu local de trabalho. Antes de ser feriado, a rua ficava insuportavelmente cheia, inviável ao trânsito. Logo, esse feriado até me ajuda, por mais que eu e vários católicos que conheço acham que dia de santo não deve ser feriado.

Mas então, por quê ele é desrespeitado na minha vizinhança? Eu disse lá no início, que todos são devotos, certo? Então, por que diabos eles estão agora, 1 da manhã, fazendo uma festa aqui, debaixo da minha janela, ao invés de irem para a igreja?

Não dá para entender. Na minha concepção, de alguém que nunca foi católico, ser devoto de um santo compreende ir até a igreja do seu santo de devoção, no dia do santo, para agradecer alguma graça recebida, fazer pedidos, promessas, esse tipo de coisas. Mas não, serão 24 horas de barulho (atravessaram um carro de som no meio da rua), com direito a uma queima de fogos digna de acordar o bairro todo, entre outras coisas. E tudo isso debaixo da minha janela, E ninguém vai até a igreja para acender uma maldita vela.

Só não estou pior porque guardei alguns abafadores de ruídos, que meu irmão deu-me, para usar quando necessário. Sobraram dos que ele recebe na plataforma, eu guardei... Hoje é dia de usar. E realmente, o ruído diminuiu enormemente. Mas teremos daqui a 4 horas a alvorada de São Jorge, logo, lá se vai o meu sono.

E onde eu guardei aquela BFG-9000?

PS: Os abafadores de ruído são bons mesmo, eu não acordei com a queima de fogos. Dormi bem. Mas ainda tivemos bagunça até o fim do dia, quando eu tive que sair para ir trabalhar (em São Gonçalo, não era feriado). Mesmo assim tive trânsito complicado em alguns trechos, com direito a fecharem uma via principal para uma queima de fogos.

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home