09 novembro 2007

Crise do gás? Aonde?

Estão falando muito aí sobre a tal crise do gás. Que o GNV vai subir, que está havendo desabastecimento aqui e ali, que está tudo ruim, que o Governo Lula não presta (afinal, para falarem mal do Governo, basta o Governo estar lá), e que eu fui um trouxa colocando GNV no meu carro. Ouvi isso de um idiota, esses dias. Aí entra o que eu tinha a dizer.
Conforme vocês que acompanham o meu blog há tempos, noticiei num post em maio de 2006 que coloquei um kit GNV no meu carro. Comentei dos altos e baixos, e ao longo de 2006, fiquei relatando como estava a minha economia com o GNV, e o pagamento do kit (o que aconteceu em dezembro de 2006). Ou seja, em 2007, até aqui, foi só lucro. Resolvi pontuar algumas coisas a respeito, e avaliar, como bom profissional da área de exatas, os números e criar conclusões em cima deles. Lá vai:
  • A lei estadual do desconto de 75% no IPVA, que fez o meu reduzir-se de R$ 670,14 para R$ 311,95, o que é uma redução de 53,45%. O IPVA subiu, e a gente não paga SÓ IPVA. Paga também seguro obrigatório, DPVAT e outras coisas juntas. Mesmo assim, uma economia de R$ 358,19.
  • Meu carro é um Peugeot 306 1.8 Passion ano 1999. Tem mais de 164.000 km rodados, o que é uma quilometragem de "gente grande". Passados 19 meses, ainda não tive nenhum problema com o gás. Tá, um dia desses a válvula afrouxou, o que foi resolvido com uma chave de boca e 3 apertos. Só isso. É claro, o gasto aumentou um pouco por eu estar fazendo todas as trocas (vela, óleo, filtro de óleo e filtro de ar) com mais regularidade. Mas mesmo assim, era meu dever como motorista fazê-lo. Logo, não há gastos que eu deva colocar aqui.
  • Gastos extras... Foi a vistoria, e a licença anual, que paguei R$ 50 (acho) para renovar.
  • Para os tolos que acham que eu fiz uma grande besteira... Vamos fazer uma tabela:





CombustívelConsumo médioPreçoCusto por km rodado
GNV14,65 km/m3R$ 1,25R$ 0,085
Gasolina9,71 km/lR$ 2,40R$ 0,247
Álcool7,5 km/lR$ 1,35R$ 0,18

Os valores de consumo médio da tabela não são chutados. Foram pescados da minha tabela que mantenho, com todos os abastecimentos desse carro, desde que eu comprei-o (e já se passaram mais de 5 anos). Pesquei os valores lá, e coloquei aqui. Quanto ao álcool, fiz um cálculo simples, estimando a queda em economia em 20% (perfeitamente aceitável). Os preços do gás, gasolina e álcool foram pinçados por mim, em postos ao acaso, que eu vi hoje, na rua.

Vale lembrar que:
  1. Um carro a álcool consome pelo menos 20% a mais do que um carro a gasolina. Mas, com o custo por km rodado menor, é o combustível preferido para quem gosta de turbinar o carro, já que abaixa o custo final (meu irmão que o diga).
  2. O preço do álcool é de agora (novembro de 2007), mas o mesmo está agora num período de safra, o que faz o custo do
    combustível na bomba baixar. Quando você leva isso para o período de
    entressafra (que começa em março, acho), o álcool dispara, chegando
    perto dos R$ 2. Aí, quem tem carro flex, compensa rodar na gasolina (que é o caso do meu pai).
  3. O preço da gasolina foi do posto com gasolina aditivada mais barato que eu achei.
  • Ou seja, para o meu carro deixar de ser vantajoso rodar no gás, o custo dele teria que subir para, pelo menos o valor do km rodado com o álcool. Ou seja, o preço teria que ir para pelo menos R$ 2,64, o que é um valor acima da média da gasolina que temos por aí nos postos. Isso, se o meu carro fosse flex. Como ele não é (e eu não pretendo passá-lo para álcool, ou mesmo turbiná-lo), teríamos que levar em conta o valor da gasolina. Logo, o GNV teria que subir para pelo menos R$ 3,62. Uma subida de quase 190%. E mesmo que haja desestímulo ao uso de GNV, não irão disparar o preço a esse ponto. Isso seria a falência de postos em todo o Brasil, provocando uma enxurrada de processos judiciais, e aumentando o problema, ao invés de diminuir.
  • Mais uma coisa: Estão falando muito em desabastecimento de gás, que está faltando em vários postos, etc e tal... Bem, eu sou um cliente bem infiel em termos de gás. Se o carro precisa, eu paro no primeiro posto e coloco. Falsificar o gás, injetando ar? Meio difícil, o motor não funcionaria. Pode ser que a bomba tenha alguma mutreta, cobrando mais do que deveria. Mas eu ainda acredito em lacres do INMETRO, e laudos pendurados. Claro, podem ser falsos, mas... O que eu posso fazer? Botar na conta do papa? Mas então, eu ainda não parei em posto onde me disseram: "Tem gás não, vai em outro." Todos os postos onde parei, consegui abastecer sem problemas. E olha, eu paro muito para abastecer, minha autonomia é bem baixa (no máximo 100 km), e do jeito que eu rodo, eu abasteço pelo menos 5 vezes por semana. Já houveram dias de 3 abastecimentos - no mesmo dia.
  • O GNV consumido no Rio de Janeiro, na sua grande maioria, vem da Bacia de Campos. Acho que é 90%. Logo, mesmo que o Evo Morales resolva fechar os gasodutos, não teremos falta por aqui, em terras cariocas.
  • Tem um bando de idiotas da imprensa falando de desabastecimento de gás, etc e tal... Alguém aí lembrou da descoberta do Campo de Tupi, em Santos, com uma reserva estimada em 5 a 8 bilhões de petróleo, fora um tanto de gás? Pois é, eu acho é que o uso do gás da Bolívia vai diminuir, isso sim. Esse campo tem o potencial de duplicar as reservas de gás no Brasil. Que tal? Mandem o Evo Morales lamber sabão.
O que ninguém se tocou até agora é o motivo por trás disso. O Governo tem pânico de vivermos outro apagão energético, e na atual conjuntura, eles querem é baratear o uso de gás para alimentar as termoelétricas, e evitar um problema em 2011. Só que isso virou paranóia, e a imprensa, que adora arrumar uma crise para falar mal do Governo, deita e rola.

Em resumo: Se tem crise do gás mesmo, ainda não falaram nada para o meu carro. Porque ele está rodando normalmente, sem sentir os tais efeitos...

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comments:

<< Home