02 agosto 2008

"Viagem ao Centro da Terra" em 3D - o filme

De cara vale comentar que infelizmente não vi uma cópia em 3D. A que foi parar no cinema em que assisti (mais uma promoção, estou virando um caçador delas), era em 2D. Bem, eu nunca me dei bem com aqueles óculos coloridos mesmo... Mas vamos ao filme. É uma grande Sessão da Tarde, sejamos francos. Desde que enganaram o Brendan Frasier, dizendo que ele seria o novo Indiana Jones dos anos 2000 (já são 4 filmes onde ele é o tal do Rick O' Connell, haja múmia!), ele tem se aventurado por tudo que é tipo de papel mais... "Aventuresco". Tá, ele fez "Crash" também, mas alguém lembra? Que pena, gostei dele em "Endiabrado"... Se bem que o ponto alto era a Liz Hurley, adoro aquele sotaque inglês... Bem, voltemos ao filme. Se você não gosta de spoilers, pule para outro post.
A história começa citando que o irmão dele (no filme) é um verniano, e como todo verniano, acredita que os escritos de Júlio Verne são baseados em fatos científicos, não em fatos da sua própria imaginação. Ou seja, o irmão do Trevor Anderson (o personagem do Brendan Frasier) resolve ir até o Snaefells, na Islândia, para ver se acha a passagem para a Terra-Média, ops, o centro da terra (o Scartaris, propriamente dito). O irmão some, óbvio. Ele (geólogo) vai com o sobrinho de 13 anos (o filho do metido a explorador) buscar pistas para saber do paradeiro do irmão. Como ele é geólogo, aproveita e vai coletar informações geradas por um conjunto de sensores sísmicos que estão espalhados pela região (mas ele só mexe em um!), já que ocorreram "fenômenos interessantes" naquela região. Daí, vai ele e o sobrinho para a terra-de-ninguém, acompanhado com uma guia (uma lourinha muito da bonita, que eu tive a impressão de conhecer de outro lugar) procurar. Acabam entrando numa caverna, acham uma mina, caem... E por aí vai, refazem o percurso pelo Centro da Terra até o Vesúvio, na Sicília.
Em termos de efeitos especiais, muito bacana: Monstros na água, peixes pré-históricos, um T-Rex (todo mundo gosta desse lagartão), as pedras que flutuam no campo eletromagnético, essas coisas. Em termos de história... Não tem muita coisa mesmo. Um bocado de clichês espalhados, desde a busca pelo irmão tido como doido, por parte de um pesquisador ameaçado de despejo, até o beijo na mocinha, no final. Em resumo, é filme para ver e desligar o cérebro, curtir e relembrar o livro ao vê-lo. Há vários "cortes" e erros em relação ao livro original. Lá vai a lista:
  • No livro, Lindebrook, Axel e Hans (lembrei do nome do ajudante!) caminham MUITO, e a travessia leva pelo menos mais do que um mês. Eles fazem a mesma travessia em um fim de semana, três dias no máximo.
  • Eles escaparam pelo Stromboli, numa ilhota na Sicília (no livro). Mas no filme, eles escapam pelo Vesúvio. Hein?
  • Eles caem em direção ao centro da Terra durante muito tempo, e a queda é amortecida por uma lâmina d'água. Lembremos que a velocidade-limite de queda é de 200 km/h, e pela profundidade do buraco onde caíram, tinha mais do que espaço para atingir essa velocidade. Daí, caem na água, e mergulham apenas uns 3 metros. Fala sério, na velocidade em que eles caíram, dava para afundar MUITO mais do que aquilo, por mais do que houvesse a resistência da água, entre outras coisas.
  • Não lembro se tem um papo no livro da "bolha de ar" onde eles chegaram atingir altas temperaturas de tempos em tempos. Também não lembro do gêiser, mas... Também não haviam Tyranossaurus Rex por lá.
A fuga é semelhante ao livro. Sim, eles acham o pai do garoto. Tem monstros marinhos, atravessam o oceano com uma jangada... Muitas informações parecidas e outras desencontradas. Assisti dublado, a cópia estava muito boa, e a dublagem, ótima como sempre. Vale pela diversão, principalmente se você puder pagar POUCO pelo filme. Se puder, ótimo. Se não puder, espere sair em DVD, e alugue. É divertido e rapidamente esquecível, afinal, tem tantas versões para cinema desse livro...

PS: Ah, a guia? Eu descobri daonde lembrava dela: Especial de Natal de 2005 do Doctor Who. Se bem que loura na Europa é (quase) tudo igual...

PS 2: Acabo de descobrir que o Frasier estará no filme dos G. I. Joe, e ele será o Gung-Ho. Será quie ele estraga o filme? Bem, teremos Christopher Eccleston (o 9o Doutor) como Destro, para contrabalançar. Veremos.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home