27 agosto 2009

Filosofações: Globo x Record, e a fé cristã na berlinda.

Mais um round da briga entre Globo e Record rolou nas últimas semanas, com a primeira fazendo acusações à Igreja Universal, e revirando titica velha, que já tinha sido resolvida e encerrada. Claro que a questão aí é de concorrência no mercado de publicidade na televisão, e a primeira não tolera o crescimento da segunda.

Um amigo postou no seu blog sobre o maldito comércio da fé, que a IURD pratica habilmente, há tempos. Vale lembrar de antemão que:
  • O evangelho de prosperidade que a IURD prega não é o evangelho que eu creio.
  • Não sou da IURD, nem nunca fui. Sou cristão, protestante (evangélico, como queiram), nasci em lar cristão, converti-me aos 7 anos e tornei-me membro da minha igreja local aos 9. Aos 21, tornei-me membro como adulto. Trabalhei por 15 anos ininterruptos com a Aliança Bíblica Universitária do Brasil, já ouvi, li e aprendi muito... E já tive a chance de falar um pouquinho sobre a minha fé por aí.
Para entenderem o que eu estou dizendo, recomendo que leiam o post dele. Sim, deveria sair nos comentários, esse texto? É, parte dele já foi, resta ele aprovar. Mas eu acho que é importante falar aqui também.
  1. A fé cristã não é "extremamente restritiva". Jesus Cristo foi bem claro: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). E nós seguimos os ensinamentos de Cristo, que está na Bíblia, que acreditamos, é a Palavra de Deus, revelada por Ele e escrita por homens. Se não gostou, reclame com Ele.
  2. A Bíblia tem casos de "estupro, homossexualismo, escravidão, vários crimes e malvadezas". E não é só isso: Tem adultérios, homicídios, traições, gente doente, corrupção, gente morrendo de fome... Tá bom ou quer mais? Ah, tem putaria também. Seria certo apenas mascarar a maldade do ser humano, "tapar o sol com a peneira", e falar que tá tudo bem, tá tudo legal, etc? Pelo contrário, a Bíblia (com B maiúsculo) expõe claramente o pecado do ser humano. Ela fala do que o ser humano é. Moacyr Sciliar disse que "A Bíblia é um verdadeiro catálogo das paixões humanas". Mas mesmo assim, Deus aceita o ser humano, com todos os seus pecados, do jeito que é. Mas por Deus ser justo, o homem tem que se livrar desses pecados. Deus não tolera o pecado. Por si só o ser humano não consegue. Para isso a vinda de Jesus Cristo.
  3. O ser humano não é simplesmente bom, pura e simplesmente: "(...) Não há um justo, nem um sequer." (Romanos 3:10). Não há quem não tenha pecado. Sinto muito, todos nós somos pecadores. Não quer dizer que não possamos ser bons. Podemos sim, mas não somos como deveríamos, e isso não vem da nossa natureza, isso vem desde o início.
  4. Aqueles que crêem que Jesus Cristo é o Senhor e aceitam a sua obra salvadora, esses são salvos, e também chamados de filhos de Deus: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele." (I João 3:1). Se não aceitar a Cristo, malandro, não é filho. A paternidade não é reconhecida!
  5. Quanto ao dilúvio, existem muitos pontos. Uns dizem que foi global, outros dizem que foi local. A Palavra diz claramente que o Senhor achou graça em Noé e na sua família, e não rebootou a criação por isso. Mas não leia o texto bíblico, escrito há milhares de anos, simplesmente como lemos hoje em dia. O mundo mudou, e muito, desde Noé até aqui. A própria narração do Gênesis é uma poesia, não dá para ser lida como um relato científico, embora alguns acham que deva.
  6. Deus é bom mas é justo. Deus não é babaca, de ficar aceitando tudo, pura e simplesmente. É interessante Jesus falando em Lucas 16:15: "(...) Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação" (Lucas 16:15). O velho discurso: "Ah, eu não mato, eu não roubo, eu não cobiço nada de ninguém...". Mas peca, sinto muito, "(...) todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).
  7. A pregação da IURD básica é "Pare de Sofrer". O evangelho pregado por eles é o da prosperidade, que não é o evangelho como ele é. Sim, está deturpado: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Ninguém prometeu que seria fácil viver com Deus ao nosso lado. Mas com Ele, temos esperança de dias melhores, aqui e no porvir. A IURD propõe um caminho menos doloroso, só que não é o verdadeiro. E o pior, eles não são os únicos, tem piores.
  8. Quanto a conhecer a Bíblia: Sim, conheci alguns ateus que sabiam muito da Bíblia. Inclusive uns que se converteram ao cristianismo depois... Umberto Eco leu a Bíblia como se lê um livro, e ficou impressionado com o que leu. Tá, e daí?
  9. E concordo, Deus não se agrada de templos suntuosos. Aliás, nunca se agradou. Se você olhar o Velho Testamento, o que os profetas mais batem na tecla é justiça social, em não deixar o pobre, a viúva, o órfão desamparados, seguir o caminho reto, deixar a corrupção, abandonar essas práticas nojentas. Certa vez uma aluna contou da torre da igreja dela, que era o ponto mais alto do município em que ela morava, com uma parede toda de tijolos de vidro, templo lindo... E eu respondi: "E daí?" Mas as pessoas querem templos bonitos, para sentirem-se gente. Falei disso há uns 3 anos, aqui mesmo.
  10. Qto ao sincretismo que a IURD e outras igrejas fazem acho um absurdo. Não liberta, só escraviza. Não há um trecho só que fala contra adoração de imagens e ídolos, tem vários. E um deles é um dos 10 Mandamentos: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20:4).
  11. É fácil ler a Bíblia de forma conveniente. O difícil é fazer como Lutero dizia: "Eu leio a Bíblia contra mim. Porque, ela está sempre certa, e eu sou pecador, e errado, e devo corrigir meus erros". Não lembro a frase exata, nem achei na Internet, mas depois posso procurar melhor.
Estamos em obras! Minha mãe sempre fala isso, que todo cristão deveria pendurar essa placa no pescoço: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6). Um dia ele conclui essa boa obra que começou no momento em que aceitamos a Cristo. Se quiserem entender melhor o que eu estou dizendo, existem várias fontes. Mas eu indico essa aqui, falada: Aprendiz de Teólogo, episódio 15: Salva Ele, Jesus! Ajuda muito a entender.

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home