03 dezembro 2004

Metal Slug - mais um

Não sei se já contei por aqui, mas sou um fã da série de jogos da SNK chamada Metal Slug. É um jogo de tiro e plataforma como não se vê hoje em dia. Se você vai num fliperama (isto é, se você ainda encontra um aberto hoje em dia), só vai encontrar máquinas de luta e de futebol. Como sou péssimo em decorar golpes e não gosto de futebol, fico com os jogos de naves e de tiro.

O primeiro Metal Slug foi feito pela Nazca Corp. em 1996, e depois a SNK Playmore (nome novo da finada SNK) trouxe o jogo para eles. A série já está no 6o. jogo, que é o Metal Slug... 5. É porque teve o Metal Slug 1, 2, X (um 2 + difícil), 3, 4 e 5.

Como bom MSXzeiro que sou, adoro um joguinho de plataforma. E porque não um jogo de tiro, mesmo sendo politicamente incorreto? Ah, dane-se isso tudo. Pois é, foi assim que acabei gostando do primeiro. Tá certo que nunca consegui sapecar um recorde lá no fliperama onde eu jogava, mas o danado comia uns bons trocados meus.

A receita do jogo é simples: Coloque tudo numa temática de 2a Guerra Mundial, meio parodizada. Misture um comando metido a engraçado (e que não está vestido como um soldado), com a opção de três outros comandos (sendo duas mulheres); muitas armas - da metralhadora ao foguete com rodinhas que corre pelo chão, passando pelo raio laser, escopeta e outras armas; muitos inimigos, inclusive uns bizarros, como múmias e zumbis, mas na maioria "nazistas" (ou algo próximo, com a suástica trocada por um X). Acrescente no recheio muitos elementos para gerar pontos (desde os prisioneiros de guerra - como esse aí que deve aparecer aí do lado - até vários itens escondidos), muito bom-humor espalhado pelo jogo todo, e finalize colocando variações de caminhos para chegar até o chefe final. Coloque perspectiva 2D em todas as etapas do projeto (e hoje em dia onde o jogo 3D é "tudo"), etc. E sim, ele é difícil. Muuuuuuuito difícil.

O danado do jogo vicia. E enquanto não consegui acabá-los usando o MAME, não sosseguei. Pelo menos aqui em casa as fichas que eu "usei" não foram cobradas...

O MS3 tem todo tipo de esquisitice, desde zumbis até E.T.s, combate debaixo d'água, vermes, siris gigantes, até no espaço. Ainda não joguei nem o 4 ou o 5, mas devem ser ainda mais esquisitos. Só espero que não tenham destruído o jogo colocando ele 3D. O melhor dele é ser 2D. E, no momento em que escrevo esse post, acabei o Metal Slug 3, o mais difícil de todos que joguei. São sempre 5 fases, mas são imensas, difíceis demais para um ser humano normal fechar, a não ser com muitas fichas. Eu, por exemplo, usei 86 "fichas" (mas eu não sou um bom jogador), resgatei 45 prisioneiros (esse sujeito amarrado aí em cima), e fechei o jogo.

No link daí de cima tem um monte de imagens do MS3. Depois q eu baixar o MS4 e 5 pro MAME, aí eu jogo. Mas já fechei pelo menos o 1 e o 3. Ainda faltam os outros, mas só quando tiver tempo.




Eu nunca fui um bom jogador de fliperama, mas sempre fui um exímio "sapo" (o cara que assiste), conhecia todo mundo nos fliperamas quando cursava o 2o. grau. Mas existiram 2 máquinas em que eu era bom, era o Western Express, da Data East (1986), e o Carrier Air Wing, da Capcom (1990). Segundo me informaram, ele era baseado no anime Area 88, mas o Parn me disse que não. Bem, como não sou profundo conhecedor... Whatever.

Mais uns links:

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home