06 setembro 2005

O humano que falhou no teste de Turing

Essa foi passada pelo meu amigo Spy, vale a pena. Já que agora eu tenho alunos e alunas frequentando o meu blog, é preciso ser um pouco mais didático e pedagógico, explicando a eles algumas coisas, como por exemplo, o teste de Turing.

Segundo a Wikipedia, "O Teste de Turing é um teste proposto para se determinar se um programa é ou não inteligente, ou seja, O programa é inteligente se a pessoa que participa no teste não for capaz de dizer se foi o programa ou o ser humano que respondeu às suas perguntas." Legal, não?

Pois é, esse cidadão (nesse link aqui) conseguiu ser reprovado no teste de Turing. Em resumo: As pessoas conversavam com ele via ICQ, MSN ou o escambau, e achavam que estavam falando com um programa de computador! Olha só esse diálogo (em inglês):


jmstriegel: no, really. I'm quite human.

jmstriegel: test me if you want

shymuffin32: ok


shymuffin32: why do you like music?

jmstriegel: hmm. i've never really considered that.

jmstriegel: hell, i'm not going to be able to contrive a good answer for that one. ask me something else.

shymuffin32: jeesus, you're worse than eliza


Lembrança: Eliza é um dos primeiros programas que mexia com IA feitos no mundo, simula uma "psicóloga virtual", deve ter mais de 20 anos, o código-fonte original. É divertidinho, mas nada de espetacular. E o cara foi pior do que a Eliza! Nossa.

Depois dessa, só indo para casa. Fui.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home