06 outubro 2005

E lá vem mais um FUD quanto ao Linux

Aproveitando o momento, hoje ouvi de uma palestra desferida por um defensor ferrenho do seu emprego, ops, da Microsoft, de que o Windows 2003 Server é mais seguro que o Red Hat Enterprise Linux 4 por ter menos falhas detectadas pelo site Secunia: É muito simplista a análise, pois só está olhando quantidade. E quais tipos de falhas ocorreram? Em quanto tempo elas foram resolvidas? Quais delas eram críticas? Pois é, aí a análise muda de figura. E por aí vai, o cidadão teve a coragem de dizer que o Internet Explorer é mais seguro que o Firefox (baseado na mesma análise esdrúxula acima), ou que usuário tem que ficar montando e desmontando CD-ROM para acessá-los (engraçado, aqui no Gnome eu não monto CDs há um 1 ano pelo menos...). O velho discurso do TCO (que não enrola nem criancinha mais),

Esses caras não estão defendendo a Microsoft porque gostam dela. Afinal, lembrem-se: Bill, ninguém te ama. A defesa deles é de um nicho de mercado que eles trabalham, e que tem medo de perder. Bem, eles tem esse direito, mas infelizmente partem para as análises espúrias na defesa, e na geração de FUD (Fear, Uncertainty and Doubt = Medo, Incerteza e Dúvida). Por isso, sempre é bom lembrar do LinuxFUD, para ataques mal-feitos contra o Open Source.

E aí lembro-me de post de amigo meu, no seu respecitvo blog, criticando o Linux... Vale lembrar que:


  • Ao contrário do Registro do Windows, fonte insondável de mistérios absolutos, os arquivos de configuração do Linux são texto puro, logo editáveis no "Bloco de Notas" mais perto.
  • Você não precisa compilar o kernel, você pode usar o que vem com a distribuição pelo tempo que quiser. Inclusive, ele tem suporte a muita coisa instalada, desde hardware comum até as esquisitices. Logo, não é preciso entender de gcc e outras ferramentas para usar o sistema.
  • O Linux é um sistema que força os desenvolvedores a criarem programas que se entendam com múltiplos usuários, e permissões dos mesmos. No Windows não. Logo, 7/8 dos problemas que tivemos na rede foi um programa mal-educado querendo salvar onde não podia (Visual Basic, Word, Delphi, entre muitos outros).
  • Além do mais, convenhamos, vocês preferem aquela cara de sempre, ou essa aqui do lado?

Vou dormir, até mais procês, amanhã tem palestra sobre o Gnome na escola, cortesia de O Fudeba Giovanni Nunes.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home