E lá vem mais um FUD quanto ao Linux
Aproveitando o momento, hoje ouvi de uma palestra desferida por um defensor ferrenho do seu emprego, ops, da Microsoft, de que o Windows 2003 Server é mais seguro que o Red Hat Enterprise Linux 4 por ter menos falhas detectadas pelo site Secunia: É muito simplista a análise, pois só está olhando quantidade. E quais tipos de falhas ocorreram? Em quanto tempo elas foram resolvidas? Quais delas eram críticas? Pois é, aí a análise muda de figura. E por aí vai, o cidadão teve a coragem de dizer que o Internet Explorer é mais seguro que o Firefox (baseado na mesma análise esdrúxula acima), ou que usuário tem que ficar montando e desmontando CD-ROM para acessá-los (engraçado, aqui no Gnome eu não monto CDs há um 1 ano pelo menos...). O velho discurso do TCO (que não enrola nem criancinha mais),
Esses caras não estão defendendo a Microsoft porque gostam dela. Afinal, lembrem-se: Bill, ninguém te ama. A defesa deles é de um nicho de mercado que eles trabalham, e que tem medo de perder. Bem, eles tem esse direito, mas infelizmente partem para as análises espúrias na defesa, e na geração de FUD (Fear, Uncertainty and Doubt = Medo, Incerteza e Dúvida). Por isso, sempre é bom lembrar do LinuxFUD, para ataques mal-feitos contra o Open Source.
E aí lembro-me de post de amigo meu, no seu respecitvo blog, criticando o Linux... Vale lembrar que:
- Ao contrário do Registro do Windows, fonte insondável de mistérios absolutos, os arquivos de configuração do Linux são texto puro, logo editáveis no "Bloco de Notas" mais perto.
- Você não precisa compilar o kernel, você pode usar o que vem com a distribuição pelo tempo que quiser. Inclusive, ele tem suporte a muita coisa instalada, desde hardware comum até as esquisitices. Logo, não é preciso entender de gcc e outras ferramentas para usar o sistema.
- O Linux é um sistema que força os desenvolvedores a criarem programas que se entendam com múltiplos usuários, e permissões dos mesmos. No Windows não. Logo, 7/8 dos problemas que tivemos na rede foi um programa mal-educado querendo salvar onde não podia (Visual Basic, Word, Delphi, entre muitos outros).
Além do mais, convenhamos, vocês preferem aquela cara de sempre, ou essa aqui do lado?
Vou dormir, até mais procês, amanhã tem palestra sobre o Gnome na escola, cortesia de O Fudeba Giovanni Nunes.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home