26 fevereiro 2006

Na contramão da história

Eu tenho um amigo, MSXzeiro como eu, que só caminha na contramão. Não vou falar o nome dele, só para deixar que outros descubram e adivinhem quem é (se quiser opinar, use os comentários aí embaixo para isso):


  • Boa parte das pessoas que são área da informática conhecem os barramentos IDE e SCSI, e sabem as vantagens e desvantagens: Um é mais barato, outro é mais rápido, etc. No MSX, primeiro tivemos SCSI (várias controladoras) e só mais recentemente conseguimos ter IDE. Só que as SCSI pararam no tempo (as ferramentas para a Mega-SCSI japonesa - excelente interface, por sinal - tem 10 anos de idade), enquanto que a IDE caminhou, e temos ferramentas e utilitários mais atualizados, coisas novas, etc. Pois é, enquanto todo mundo quer usar IDE, ele quer refazer (em FPGA, discreto, sei lá) a controladora SCSI.
  • Chips de som temos por aí adoidado. No MSX temos PSG, FM, SCC, o OPL4 (Moonsound), etc. Todo mundo agora acha que o que falta para o MSX é uma porta USB, Ethernet, e talvez uma coisa ou outra. Ele, em contrapartida, quer porque quer enfiar um chip de som de um videogame que foi descontinuado (o Sega Mega-Drive) dentro de um MSX. E eu entro no coro dos que perguntam: Para quê?
  • Alguns fizeram experiência com os drives LS-120 em MSXs com IDE. Fica legal, formatamos e lemos discos de 1,44 Mb no MSX, além de usar os SuperDisk, de 120 Mb. Mas é também um elefante branco, é matar uma das controladoras IDE apenas para ler disquetes HD usados no PC. Ou coloca o LS-120 + HD, ou CD-ROM + HD. Pois bem, achei no eBay um sujeito vendendo drives LS-120 novos, a um preço barato. Falei com o povo, quem queria. Ninguém quis... Menos ele, que quer um.
  • No mesmo eBay, achei adaptadores IDE-CF, a um preço ótimo. Colocamos esses adaptadores dentro dos MSXs, ligados na IDE, e colocamos um cartão CF, formatamos e voilá, temos um HD pequeno no MSX. Tem várias vantagens, como não ter peças móveis, acesso mais rápido, etc. Pois é, entre alguns interessados, tem 13 pedidos de adaptadores IDE CF. Ele, para não fugir da regra, é o único que quer um adaptador que possa colocar 2 cartões CF. O resto quer um que possa colocar um cartão só.

Então, ele anda ou não na contramão da história?

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home