01 junho 2007

Espetáculo do crescimento? Menos...

Todo geek gosta de gadgets, apetrechos eletrônicos legais que tornam a sua vida mais divertida/legal/maneira/qualquer coisa. Eu, como bom representante da classe (olha o banner lá em cima), falei anteriormente sobre a possibilidade de viver o espetáculo do crescimento, para depois passar pelo longo período da depressão econômica. Em resumo, troca de notebook, câmera digital e de micro, para depois construir minha casa.

Andei pensando a respeito. Depois de poluir o ambiente com o cheiro de borracha queimada, resolvi adotar posturas mais low-profile. Ou, em bom português, baixei a bola. Acho que posso ser menos consumista e mais prático, e gastar menos. Olha só:


  1. Quanto à câmera, vocês sabem, eu troquei. Comprei uma Canon PowerShot S2 IS, e estou maravilhado com ela. Acabei comprando um tripé que meu pai queria vender, e estou batendo várias fotos, inclusive as mesmas tem saído melhores do que as da Sony DSC P32. Como já disse uma vez: O Sebastião Salgado é o melhor fotógrafo do mundo, e usa uma câmera preto-e-branco, bem simples. Eu, como um medíocre fotógrafo, tenho que ter uma câmera boa. Logo, no meu caso, a qualidade do fotógrafo é inversamente proporcional à qualidade da câmera.

    Logo, a P-32 continua à venda. Quem quiser, fale comigo. Tá ótima, tem capa original, 4 pilhas recarregáveis, recarregador, cabo USB, manual, tudo.

  2. Quanto ao notebook... Eu tenho pensado muito a respeito, e para trocar de notebook, eu quero um novo que tenha:

    • Processador AMD Turion. Por quê? Porque eu gosto de AMD. Ah, tá, Centrino tem isso e aquilo, Pentium M, Celeron D, etc e tal... Nada contra a Intel, os novos servidores da escola são todos Pentium D. Mas eu gosto de AMD. Dá licença? Quero manter a "escrita" de todos os meus PCs serem AMD, e de nunca ter tido um Intel. Bobeira? Sei que é. Mas me dou ao luxo. Nem faço questão de ser dual-core, mesmo porque eu não vou precisar de muita coisa em termos de notebook mesmo...
    • Placa de vídeo ATI. Por quê? Mesma explicação acima. Gosto não se discute, lamenta-se.
    • 512 Mb ou (preferível) 1 Gb de RAM.
    • HD de 80 Gb ou mais (sim, mais!).
    • Marca boa. De preferência HP/Compaq, Dell, coisa assim. Não, não quero Acer nem ECS. Não tenho confiança.
    • Preço aceitável (até 3000 lascas).

    A conclusão que cheguei é que a interseção desses conjuntos acima é quase sempre um conjunto vazio. Tenho visto notebooks HP com Turion e preços muito bons, mas placa de vídeo NVidia. E já tenho o Beryl funcionando redondinho na ATI... Os notebooks Dell com Turion e ATI, com muita RAM e HD grande estão caros demais (3500 pratas). E por aí vai. Tem mais: Vender o meu notebook vai ser complicado, já que o preço caiu, e o Legolas, que comprei a 2100 reais no fim de 2005, está valendo agora menos de 1400 reais. Fora o que gastei com ele (teclado deu defeito, troquei bateria, coloquei Wi-Fi, aumentei a memória), que ainda encarece e na hora H, não rola.

    Além do mais, não preciso de mais do que ele me oferece. Ele é um Athlon XP-M 1800, 512 Mb de RAM, bateria nova, gravador de CD, etc. Só o HD que é pequeno, 20 Gb... Bem, pensei bem e resolvi continuar com o bom e velho Legolas, não vendê-lo. Fiz mais uma mudança, e tasquei um HD de 120 Gb nele, conforme contei num post anterior. É possível que eu troque o CD combo dele, colocar talvez um gravador de DVD. Assim eu daria uma sobrevida para ele de alguns anos. A economia seria pelo menos de 50%, e a dor-de-cabeça para vendê-lo será minimizada. Sim, claro, um notebook com tela WXGA seria muito legal para brincar com os gDesklets. Mas eu posso viver sem isso.

  3. Quanto ao micro... Bem, os preços estão caindo, com a queda do dólar. Não tem adiantado muito o BC comprar bilhões de dólares no mercado futuro, e já estamos abaixo dos R$ 2, ou seja, já podemos trocar reais em dólares nas lojas de R$ 1,99 e voltar com troco. Hoje o dólar bateu R$ 1,90! Nossa. Em compensação, como vocês viram num post anterior, tive que trocar de placa-mãe. R$ 138 gastos, e como penso em trocar placa-mãe (provavelmente uma Asus M2V), processador (Athlon 64 X2, n sei ainda qual o modelo), memória (1 Gb RAM DDR 2) e placa de vídeo (Radeon, a mais barata que tiver), terei um gasto substancial. Claro, vou pleitear descontos e chorar ofertas por onde eu puder, e depois eu mesmo monto tudo. Mas vai ser um gasto maior do que o esperado. Ah, e preciso arrumar alguém para ficar com o meu monitor, 17" da LG, CRT. O meu próximo monitor será um LCD de 19", widescreen. Os da AOC estão a R$ 740. Aí dá para brincar com os desklets e ver filme widescreen.

É, vamos ver... Só sei que a construção do meu castelo começou essa semana, e dinheiro, a partir de agora virou artigo escasso. Pois se eu conseguir raspar o meu FGTS, eu vou me casar com a roupa do corpo. Mas a casa será própria, não estarei devendo a ninguém. O que é um grande avanço.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home