23 setembro 2007

Virei hacker de Playstation 2 por 2 meses

Todos sabem que sou militante do partido do pinguim. Talvez eu não seja como o Cesar, que o videogame, o palmtop, o... Internet gadget (Nokia 770), o celular, o roteador wireless e a cafeteira rodam Linux. Mas eu gosto muito de desafios, e o Marcio Lima apresentou-me um: Instalar Linux num Playstation 2. No início, achei perda de tempo, achei que não iria dar certo, por ele não ter o equipamento correto (HD + interface IDE + Ethernet). Mal sabia eu que ele tinha tudo para fazer a brincadeira.
Bem, baixei para ele os 2 DVDs, gravei, e fomos tentar instalar na 3a passada. Depois de tentar e não conseguir, descobrimos que o problema era do desbloqueio usado. Na 6a tentamos novamente, e conseguimos. Acabamos fazendo uma burrada depois, e apagando todo o HD (de 400 Gb). Conversei com ele, já que ele iria para Manacapuru (acertei!), no interior do Amazonas, se ele me emprestava o PS2. Ele concordou.
Logo, virei um hacker de Playstation 2 por 8 semanas: Devolverei-o a ele em meados de novembro. Cheguei a pensar em levar o PS2 para a escola, fazer a instalação do Linux por lá... Mas se eu soubesse, teria marcado uma palestra na escola para demonstrar. Infelizmente não deu. Por ocasião do encontro de Jaú devolverei-o, mas não sem antes instalar o HDLoader, encher de jogos e ROMs de emuladores, e instalar as 3 distribuições de Linux que encontrei:
  1. PS2Linux (baseada numa RedHat antiga, acho que 9.0);
  2. Blackrhino (baseada na Debian);
  3. Gentoo.
Existem vários tutoriais na Net, acho que não vai ser realmente difícil, mas com certeza será muito divertido fazê-lo. Gradius V será (obviamente) o primeiro a ser colocado por lá, mas depois vou colocando outros...

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

<< Home