23 setembro 2007

Adoro shoot 'em ups

Terça passada provei a mim mesmo algo que já sabia, mas que nunca tinha parado para pensar: Eu adoro um shoot 'em up. Rolagem lateral, da direita para a esquerda então... É o que há. Quem é MSXzeiro lembra logo do Gradius (Nemesis, no ocidente). E também do Gradius II (e o Dr. Venom), Episode II, Space Manbow, Salamander... Existem zilhões de jogos desse tipo, para diversas plataformas, desde o Carrier Air Wing (esqueci o nome dele no SNES), que eu quase virei no fliperama (40 minutos jogando, me senti o próprio Tommy, do Pinball Wizard), até o Zero Wing (afinal, All Your Base Are Belong To Us), que todo mundo lembra por causa da tradução tosca. Sim, eu adoro jogo de navezinha, e também jogo de plataforma. Não tenho saco para 95% dos FPS, não tenho coordenação motora para jogar os jogos de corrida... Gosto dos clássicos.

E porquê eu estou falando nisso? Porque terça passada eu joguei Gradius V, do Playstation 2, e vi a luz. Geeeeente, aquilo é muito bom. Eu adorei distribuir tiros a torto e a direito, como era quando eu jogava Nemesis. Claro, tem mais qualidade gráfica (óbvio), mas com tudo que tinha direito: Options (agora chamados de multiples), mísseis, double (dependendo da nave vira tailgun), speed up, entre tantas outras coisas. E inimigos vermelhos com cápsulas de energia, o último da formação de ataque também, e chefes de fase bem difíceis. Tudo o que um bom schmup precisa ter. Um legítimo membro da série Gradius, só que caprichado com gráficos.

Em tempos onde FPS e RTS resumem tudo de novo que é lançado em termos de jogos (deve ter algo diferente, mas eu não conheço), nem tudo está perdido.



Trivia: Lembro de ter visto o vídeo de abertura do Gradius IV para PS2, há alguns anos atrás, e tem uma coisa muito legal: As homenagens aos Gradius anteriores. Logo, tem um vídeo com a 14a fase do Gradius II (a nave do Dr. Venom), todo refeito em 3D, e ainda a 8a fase do Gradius I (os Bacterion). É para vibrar de emoção.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home