25 agosto 2008

Tá vendo porque eu não gosto de aplicativos Mono?

Estou eu tentando expurgar do meu Linux tudo que é Mono, mas sobrou o F-Spot, que é um gerenciador de fotos bacana, embora pesado. E eu tenho muitas imagens dentro do HD, acho que beiram as 5000. Nada como dar uma organizada na bagunça, catalogar tudo... E vim metendo tags em cada uma, em média umas 100 por dia.
De todas, cerca de 20% já está com etiquetas, e aproveitei, puxei as fotos que tirei na minha última incursão na Floresta da Tijuca. Sendo mais preciso, uma caminhada (ou triha) para o Pico de mesmo nome, aquele, com a escada. Quase 1 Kb de altura (1022 m), 2o mais alto ponto da cidade do Rio de Janeiro, etc e tal... Essas coisas que poucos nerds fazem, como ver a natureza.
Umas 64 fotos (das quase 100) ficaram muito boas e merecem ser compartilhadas. Ativo a conta no PicasaWeb (nunca usada), vou lá para exportar... E CRASH, F-Spot capota. Esquisito. Tento outras vezes, neca. Vou para o Oráculo perguntar, e vejo que outros tiveram o mesmo problema (típico). Solução é compilar uma versão mais nova. Bem, um yum <não-me-lembro-o-comando> f-spot faz descer as dependências para compilação, faço o ./configure... A versão da glib-sharp precisa ser mais nova. E para isso, tem que trocar a glib. Tô fora.
Bem, vamos exportar para o Flickr. Tenho conta lá também, até mais usada do que a outra. Ativo, tudo direitinho, seleciono 1 foto para experiência... E não faz o upload. Fica parado, tentando... Sem resposta.
"Pode ser zica da versão do F-Spot (ou Mono) no Fedora, vou tentar no Ubuntu", pensei. Vou no notebook, sincronizo os micros (viva o rsync e o shell script), faço os mesmos procedimentos... Nada feito. Faço uma tentativa, com uma conta do Photobucket, associo à galeria... Neca também. E agora, José? Antes que alguém levante a bandeira, existem 2 planos alternativos:
  1. Um é arrumar um programa que faça uploads para o Flickr, específico. Achei o DFO (ironicamente instalado no Google Code) e o postr, que funcionam bem. Mas ambos não importam as etiquetas do F-Spot, que se não me engano, são salvas na área EXIF da imagem. Ou seja, lá vou eu etiquetar tudo de novo... Ou ficar copiando-e-colando etiquetas, de um lado para outro.
  2. A outra é passar para o Picasa, do Google. Mas ele é um aplicativo Windows, que roda com o Wine dentro dele. Ou seja, para mim uma piada de mau gosto, ainda pior do que a do Mono.
  3. Outro programa organizador de fotos que não seja feito usando Mono. Procurei no Gnomefiles, não achei nenhum que preste.
Enquanto isso, vamos para o Google pesquisar e ver se tem alguma solução... Se alguém souber de outra solução que não essa, mande um comentário aí embaixo.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

<< Home