14 setembro 2008

Lógica e eu

Em uma das instituições onde trabalho, estou lecionando lógica matemática. Sim, modus ponens, comutatividade, absorção, tabela-verdade, etc. Eu tinha um conhecimento bem superficial do assunto, só fazer tabela e resolver meia-dúzia de probleminhas simples, que a disciplina de Fundamentos da Computação Digital / Computação Básica exigia. Mas agora, para ensinar, e ensinar direito, preciso sentar e estudar, fazer exercícios e verificar se estão certos. Logo, está me dando mais trabalho do que as outras disciplinas.

Mas cheguei a duas conclusões:
  1. Lógica é muito legal! Estou me divertindo com os exercícios e o aprendizado, embora tenha já dado tropeços, de ter resolvido questões e ter ouvido de um aluno repetente: "Ih, professor, acho que o senhor errou ali, ó...". E ele estava certo.
  2. É uma deficiência grave no ensino de matemática da UFRJ não ter lógica. Ter estudado isso antes de Álgebra teria me ajudado muito em demonstrações de teoremas.
O consolo é que na UFF eles tem lógica no 1o período. Mas na UFRJ, nada, o que é lamentável.

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

<< Home