12 maio 2006

Trabalho 3: Sai Gentoo, entra Ubuntu

Agora, o fim da novela: O motivo da minha insônia.

A coisa é simples de explicar. Meu colega administrador da rede propôs atualizarmos o servidor da intranet. Isso, o Pentium 200, com 32 Mb de RAM, rodando Gentoo. Eu argumentei, lembrando que aquele hardware era antigo e problemático, que não era bom fazermos isso, poderíamos comprometer o sistema... Ele insistiu com isso, dizendo que queria instalar uma wiki, para um exercício com os alunos.

Bem, eu acho a idéia de termos uma wiki algo revolucionário, eu mesmo queria implantar isso com meus alunos. Se conseguirmos contagiar os professores com a idéia, seria algo sensacional: Os alunos construindo o próprio conhecimento, disponibilizando isso a todos, uma Wikipedia em miniatura. Mas o problema era o hardware. E eu queria por, mas só quando tivéssemos melhores condições.

Voltando ao meu colega: Ele queria fazer um emerge twiki, e pronto. Mas para isso, queria atualizar a máquina primeiro. Bem... Não queria arrumar discussão, abri as portas do rsync no gateway (aliás, outra coisa que ele adora e me enche o saco para usar) e deixei rolar.

Começou tudo na segunda-feira. Atualização da árvore do Portage, eu acabei baixando o arquivão na mão e atualizando ela toda na mão. Ele não sabia fazer isso. Well, vamos lá. emerge world, 60 pacotes, incluindo glibc e gcc. Uau. Mais de 10 horas compilando a glibc (biblioteca básica do sistema), aborto no trabalho, gerando um segfault 11. Isso é problema de hardware, na minha terra. Hum... Vamos ver o resto. Saí instalando o que faltava, separadamente (note o tempo verbal: EU saí instalando, não ele), vamos ver...

Ontem chego lá, a máquina aberta, com um CD-ROM espetado nela... Não entendo nada. Vou conversar com quem estava de manhã. Parece que o Gentoo deu pau, subiu no telhado, abortou e não inicializava. Ele não sabia o que fazer, deixou tudo daquele jeito (nenhum bilhete para mim - se fosse o contrário ele reclamaria comigo), provavelmente para eu resolver. Sentei na máquina, discos de resgate na mão, chego à conclusão de que há algum problema na inicialização: Se eu inicializo a máquina pelo HD, não funciona, e as partições somem. Se eu inicializo ela pelos discos de resgate, tudo é visível.

Tento algumas checagens, algumas coisas, e a última tentativa foi enfiar um stage 3 em cima do que estava lá. Nada. Bem... Foi bom enquanto durou, mas o Gentoo vai dançar. Peguei um HD, da máquina que estava com o Ubuntu Lite (que eu falei aqui), e que estava meio que sem uso, e fiz o que tinha que ser feito: Meti na máquina, compilei um kernel novo para ela (2.6.16.16, fiz numa outra máquina, make tarbz2-pkg é muito legal [1]), saí limpando a instalação. De 950 Mb reduziu para uns 380 Mb. Instalei o que era necessário, fui recolocando aos poucos. Depois, de casa, com a rede mais sossegada, fui até as 2:30 da manhã atualizando, instalando Apache, configurando tudo...

Resumo: Temos uma máquina atualizada, e um servidor (web, FTP, ntp, etc) onde tudo funciona (com 410 Mb ocupados), com Ubuntu. Só o MySQL que não está instalado, mesmo porque no Ubuntu parece que ele estava quebrado, não sei quando vão recolocar. Até já instalei o Jabber, para recolocar o meu projeto de "ICQ interno" de volta. O "problema" é que o meu colega vai dar um chilique na segunda: "Por que você tirou o Gentoo?" Eu vou dizer somente: "Eu troquei o HD, o Gentoo está aqui. Senta aí e recupera ele". Adoro ser o Senhor do Mal (ou Evil Overlord) vez por outra...



PS: [1] Se alguém souber qual é o pacote RPM para tornar possível criar um .deb... Me avise. Só seria melhor se fosse make deb-pkg.

PS: [2] Sim, eu vou imprimir uma foto de um pinguim gentoo e pregar no mural. Ele vai ter que aturar... Espero que na esportiva.

PS: [3] E depois ficam questionando a hora que eu acordo. Pois é, mal sabem eles a hora que eu durmo.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home