08 fevereiro 2007

Músicas legalmente ripadas... Ou não.

Não sei se já falei, mas eu tenho muito MP3. Quando digo muito, é muito mesmo. Eu fui acumulando com o tempo, dentro do HD, e aos poucos ia fazendo arrumação. Desenvolvi uns scripts para conversão de diversos formatos (FLAC, SHN, OGG, WMA) para MP3 (quem me dera ter tudo em Ogg Vorbis), ajuste das tags ID3, entre muitas outras coisas. Isso facilitou enormemente a minha vida, e posso me dar ao luxo de disparar uma conversão de 94 músicas do Steve Vai (como está acontecendo agora, passando pela 63a música) sem ter que fazer nada manualmente.

Só que a captação de MP3 era maior do que a arrumação. E também, pensar num meio de classificar uma coleção ainda maior, separando nos devidos CD-RWs para tocar no carro, no discman e no som do quarto. Descobri, nessas andanças de Internet, o All-Music Guide, que me ajudou a separar tudo por gênero, estilo e década em que a banda surgiu. Vou ter que criar mais diretórios, mas vai ficar mais organizado, tirando a prioridade na classificação por década e estilo (Rock Anos 60 e Rock Australiano, para exemplificar). Então resolvi implementar isso, cortando nomes com mais de 64 caracteres, por exemplo. E não sabia que havia tanta classificação: Pop Rock Alternativo, Punk de Garagem, Pós-Grunge, Metal Alternativo, Britpop, entre tantos outros.

E a coleção aumentando... Estive certa vez em visita de um amigo (que alguns de vocês conhecem), levei o disquetão (meu simpático HD Seagate de 120 Gb), espetamos no micro dele... E entraram uns 20 Gb de MP3 para o meu HD. Explicação: Quando esse amigo foi para passar o Ano Novo na faculdade onde ele estudou, encontrou um velho amigo, agora DJ de uma rádio. E com ele captou muitos Gb de música. E eu fui tomando coragem de arrumar tudo...

Estou fazendo isso, nesses últimos tempos. São quase 30 Gb de MP3 que estão sendo organizados. E dá trabalho fazê-lo, muito trabalho. Tem muita coisa ripada de CD que eu tenho, e outras adquiridas ao longo dos tempos. Com isso, muitas coleções estão sendo refeitas, e a cópia arquivada em casa está sendo feita em DVD-R(W), o que ocupa menos espaço físico. O Athlon 64 vai a 60, 61 graus, e tome conversão, nos diversos formatos, normalização e codificação novamente, colocando tag ID3 e dizendo se tem mais do que 64 caracteres. Ainda aproveitarei para classificar tudo isso, montar um arquivo CSV (separado por vírgulas) com os MP3 que tem em cada disco, para que eu saiba que música eu tenho em cada CD.

Sim, é muito trabalho. Mas tem sido interessante fazê-lo para por a casa em ordem. E arrumar uma desculpa para ouvir The Charlatans UK (muito parecido com Oasis, na minha opinião), rever o Living Colour (rock de verdade feito por negros, sensacional), conhecer o Free e o Cream, e ainda ter algumas versões alternativas dos Beatles me esperando.

Logo, antes de fechar esse post, vale lembrar que ainda tem 116 MP3 do Steve Vai para serem arrumados, o que o meu simpático guerreiro vai fazer, enquanto eu vou dormir. Depois ele vai desligar sozinho, e pronto, serviço feito. E isso deve fechar mais do que um CD, então devo colocar parte num CD-R, e o final num RW com rock instrumental (G3, Torcuato Mariano e outros), para deixar para um 3o CD o Joe Satriani... Melhor eu ir dormir. Depois falo mais.

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home