22 julho 2007

Robôs que viram carros... E eu adorando!

Eu fui ver Transformers no cinema, na última sexta-feira, como fã ardoroso dessa série animada, desde a minha infância. Agora quis ver o filme nos mínimos detalhes, criticar, elogiar e simplesmente babar com as cenas de ação. Dispensável dizer que eu baixei uma cópia do filme já há alguns dias, mas resisti e não assisti o filme... Todo. Assisti apenas a sequência onde o Líder Optimus aparece pela primeira vez, e a sua transformação, além da apresentação de todos os Autobots.

Minha conclusão? Só uma: Que filme! É o blockbuster do ano. Não basta ter robôs de 12 metros de altura, eles tem que interagir com os humanos, "proteger" e "destruir". Tem que ser chato nos mínimos detalhes, com direito às sombras dos robôs, prédios sendo destruídos e humanos sendo carregados na mão - dos robôs, claro. As cenas de ação estão espetaculares, pois estão rodadas sobre o NOSSO ponto de vista, que é o ponto de vista dos humanos, pequenos e frágeis (se comparados aos Autobots e aos Decepticons).

Não vou contar a história toda, mesmo porque é um filme que vale a pena ser visto no cinema. Mesmo que você consiga uma cópia para ver no micro, veja no cinema, porque só lá você tem a real dimensão da coisa. E depois reveja-o na televisão ou no monitor, já que, como todo bom fã, vale a pena ver e rever.

Algumas percepções que eu tive a respeito, que vale a pena comentar:


  1. O Shia LaBeouf é uma surpresa muito agradável. O garoto trabalha muito bem, contracenou com um poste de 12 metros (depois é que inseriram a CGI em cima), mostrou humor, capacidade de adaptação e habilidade para atuar. Não é à toa que ele será o filho de um tal Henry Jones Junior, no próximo filme da saga (sim, estou falando de "Indiana Jones 4"). Steven Spielberg gosta do menino. Ironicamente, ele nasceu no mesmo ano em que saiu o longa-metragem do desenho animado (onde todo mundo chorou a morte do Optimus).
  2. A Megan Fox funciona bem como o interesse romântico do protagonista, é muito bonita, faz bem o seu papel, que é exibir um corpo exíguo e deixar um bando de homens babando por ela. Mas ela consegue trazer um lado interessante, de ex-delinquente... Mas não tem muito o que dizer...
  3. Quando a Mikaela pergunta ao Sam se ele a acha superficial, ele diz que ela tem mais "do do que os olhos conseguem perceber". Em bom inglês, more than meets the eye, que é o título da música-tema do desenho.
  4. O sobrenome do protagonista é o mesmo do mecânico (apelido "Sparkplug") que descobre os Transformers dentro de uma caverna, no primeiro episódio do desenho (com o nome More Than Meets The Eye). Nas referências, dizem que o apelido do pai do Sam é o mesmo. Bem, seria perfeito se fosse usado para o Sam o apelido "Spike", além das referências no IMDB.
  5. Só para saber, o Decepticon que vira um escorpião é o... Scorponok.
  6. Depois de um abaixo-assinado via Internet (que eu participei), foi mantido o Peter Cullen, dublador original, dublando o Optimus. E ficou SENSACIONAL. Afinal, Peter Cullen É o Optimus Prime. Não tem o que discutir (por mais que ele também tenha dublado Meu Pequeno Pônei).
  7. Optimus fala em um momento, o seu motto: Freedom is the right of all sentient beings, que quem comprou o brinquedo (EUA), recebia a ficha técnica, e encontrou com essa frase nela.
  8. Os Autobots no quintal dos Witwicky é a sequência mais engraçada do filme. Ironhide dizendo que iria atirar nos pais do Sam (típicos pais-de-adolescente-de-filme-americano, ou seja, desligadões e meio abobalhados), Optimus esmagando a fonte ("Sorry, my bad.", o popular "Foi mal"), e eles se esquivando, se escondendo pela casa... Como se robôs de 12 metros de altura pudessem se esconder facilmente.
  9. Starscream, pelo menos, não tem aquela voz irritante... Mas fala pouco, o que é uma pena. Aliás, poucos robôs falam além do Optimus e do Megatron.
  10. O Devastator, gestalt montado por 6 Constructicons, está diferente do que deveria ser. Afinal, ele é um robozão.
  11. A Volkswagen não autorizou o uso do Fusca, aí o Bumblebee virou um Camaro... Mas o vendedor (Bernie Mac, como sempre muito divertido) tenta vender ao Sam e ao seu pai... Um Fusca. O Camaro abre a porta violentamente, e fecha a porta do Fusca.
  12. Bumblebee cita no rádio, um trecho de Star Trek. Pois é, olha só quem dublou o Galvatron em Transformers: The Movie?
  13. Na luta entre Optimus e Megatron, temos a frase que também foi usada no desenho em longa-metragem: "One shall stand, one shall fall". Só que aqui o Megatron perdeu.
  14. Optimus com boca e lábios? Isso eu não gostei, mas pelo menos mostraram o queixo grande quando ele entrava em combate. O Bumblebee também tinha uma espécie de capacete embutido, mas só no final ele fala alguma coisa (com a sua própria boca, ao invés do rádio). Aliás, lembram dos Junkions, que aparecem no Movie? Eles também falam a linguagem de rádio, apenas.
  15. Vale lembrar que sumiram com a carroceria do Optimus. Sempre houve o questionamento clássico: Para onde vai a carroceria do Optimus quando ele vira um robô? Já vi respostas do arco-da-velha, até uma que disse: "Ah, pega leve, é só um desenho animado". Pelo menos não colocaram carroceria nenhuma. Assim, nenhuma tem que sumir.
  16. Preferia o caminhão vermelhão, Mack, ao invés do que foi o Optimus. Mas havia a necessidade de atualizar os robôs. Jazz é um conversível BMW (era um Porsche 944). Ironhide é uma picape grande (era um furgão vermelho). Starscream é um F-22 (era um F-15), Megatron é um avião (era uma pistola). Mas não ficou ruim, ele como arma não daria muito certo...
  17. Senti falta do tchum-tchum-tchum-tchum metálico, mostrando a transformação dos Autobots... Mas em alguns momentos do filme foi usado.
  18. E aquele Decepticon que virava um aparelho de som? Eu esqueci o nome, mas depois descobri: È o Frenzy. Não tivemos o Soundwave com suas fitinhas, mas... O que vai ser hoje em dia, para ser modernizado? Um aparelho de HD-DVD? E os robôs, serão discos de HD-DVD? Ou então ele se transforma na seção de eletrônicos de uma loja de departamentos, já tem o rádio portátil.
  19. Ah, a cena do trailer, em que um robô sai de dentro da piscina, é o Ironhide. E vale o detalhe: A garotinha estava carregando um brinquedo da série "Meu Pequeno Pônei". Olha lá em cima quem dublou um personagem da série...
  20. John Turturro fazendo personagem cômico? Noooossa. Ele está sumido. Gosto dele, desde Barton Fink (dos irmãos Cohen) eu considero ele um ótimo ator.
  21. E antes que eu me esqueça: O coronel que dirige a base do Qatar é representado pelo ator Glenn Morshower. Quem é ele? O ex-membro do Serviço Secreto Aaron Pierce, no 24 Horas.

Maiores referências tem no IMDB, vale a pena ir lá dar uma olhada. Quem não viu, vai ver. Vale a pena, só procure uma seção legendada. Estão dublando um monte de filmes agora, o que é um crime contra quem ver o filme no original. Só porque brasileiro não quer ler? Acabei chegando em casa e pegando as últimas séries que eu tenho, em quadrinhos, para reler. Já que vou ter que esperar um próximo filme... E vou ver se compro depois outro Optimus Prime, para a coleção. Afinal, todo nerd tem que ter um Optimus Prime para chamar de seu.



Autobots, roll out.

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home