30 julho 2007

Filosofações inúteis sobre um monte de coisas

Alguns comentários breves sobre os últimos acontecimentos:


  • Estão reclamando do assessor do Governo, o Marco Aurélio Garcia, de ter feito aquele gesto lamentável, mas que todo mundo já fez em algum momento da vida. Não sejamos hipócritas, ele extravasou um sentimento. Tá, de uma maneira nem tanto apropriada, mas extravasou. Eu ouço pessoas dizendo que "é um absurdo, que ele tinha que ser demitido, etc e tal". Engraçado, eu queria ver essa celeuma toda da imprensa em outros eventos lamentáveis, como quando o FHC disse que os aposentados são vagabundos, e disse que professores são as pessoas mal-sucedidas na vida profissional, e viraram professores. Além do mais, o sujeito foi filmado DENTRO do seu escritório, e colocaram uma câmera filmando a janela dele. Na minha terra, isso configura invasão de privacidade. Eu, dentro da sala da rede, já presenciei gestos e palavreado muito pior, mas estou dentro da sala da rede, meu local de trabalho, e ninguém tem que ficar filmando a janela.
  • Agora, a Veja diz que na caixa preta fala que a falha foi humana, que o piloto operou os manetes de forma errada, etc e tal. Eu disse no meu primeiro post, de que eu suspeitava disso. Vamos ver, é capaz de eu ter acertado. Infelizmente.
  • Se a vaia no Pan para o Lula (independente da pessoa, foi desrespeito com quem ele representa) foi da população do Rio, porque não entrevistaram alguém do povo a respeito? Só conversaram com políticos?
  • Construir um 4o aeroporto em SP é estupidez, vai levar 5 a 10 anos e não vai resolver. Continua centralizando o tráfego. Dividam as escalas e conexões com Cumbica, Viracopos, Galeão, Confins, Afonso Pena e tantos outros aeroportos espalhados pelo Brasil. E concordo com o que disse o Cesar Maia: Descentralizem o tráfego aéreo de São Paulo. Afinal, o Brasil é bem maior do que aquele estado (apesar de alguns acharem o contrário, incluindo as empresas aéreas).
  • Aliás, se o Serra quer um metrô-trem até Cumbica, porque ele não faz? Aproveita e contrata as empreiteiras da Linha 4, já que elas não sofreram nenhuma punição, "premiem-nas"...
  • Fim do Pan, vamos ver como fica o Rio... Já disseram que 75% do que foi investido em segurança continua aqui. Assim espero, hoje ainda haviam carros da Polícia (os novos) espalhados por aí.
  • Cuba voltou antes do fim do Pan, né? Mas disseram que não era para haver deserções, que eles não temem isso. Well, não quebraram o recorde de Winnipeg, quando houveram 13 deserções. Mas como disse meu pai: "Qual time de vôlei no Brasil não iria querer ter jogadores da seleção de Cuba no seu time? Vai um para um time, dois para o outro...".
  • Agora, triste ver os cubanos vendendo os uniformes que ganharam de outros jogadores, para levar dinheiro para a sua terra. Anos atrás, ouvi de um cristão a recomendação: "Se fores a Cuba, leve sabonetes, pasta de dente, escovas, tudo isso para doar ao povo cubano. Eles precisam de tudo". E será que Cuba sobrevive à morte do Fidel? Raul Castro não tem tanto poder assim, nem carisma. Eu acho que Cuba abandona o comunismo, do jeito que é, e começa uma abertura na direção para aonde está a China, logo depois da morte do Fidel Castro.
  • Falando em "crise aérea", em queda do avião da TAM, aqui o relato de como a minha igreja ajudou naquela lamentável tragédia. Dá alegria saber que tem gente fazendo diferença, mesmo em momentos tão tristes e sofridos.
  • Não vi o encerramento do Pan, mas a homenagem, com alguns dos bombeiros que agiram no acidente da TAM carregando a bandeira do país... Bacana. O Thiago Pereira levando a bandeira, o chefe da ODEPA dizendo que os Jogos foram excelentes (e realmente foram)... Muito bom. Será que sediaríamos a Olimpíada de 2016? Não sei, é preciso ainda melhorar mais. Mas já foi muito bom.
  • A lama na entrsda da Vila Pan-Americana, a loja de conveniência do posto em frente à Vila vendendo cerveja, o excesso de cambistas, arquibancadas 1/2 vazias, a quadra mal-feita do beisebol, a falta de lanche aos voluntários, obras mais caras do que deveriam custar... Tudo isso contribuiu para atrapalhar, mas não denegrir a imagem dos Jogos.
  • Mas eu gostei das vaias para os jogadores de Cuba, a galhofa brasileira que faz "ola" até com valsa, o público fantasiado na arquibancada, as 54 medalhas de ouro. Muito bom. Viva o Pan do Rio, viva o povo brasileiro ("Pan do Brasil" é coisa da Globo, e não do Governo Federal).
  • Antes que eu me esqueça, temos vários outdoors por aqui falando do que a Prefeitura construiu para o Pan. Sò "esqueceram" de dizer que mais da metade do dinheiro usado é do Governo Federal... Ei, Gusmão, como é, você que gosta de ser uma pedra no sapato do Cesar Maia, por que não aproveitar?
  • E vaiamos mesmo. Discordo da vaia ao presidente. Não pelo Lula, mas por quem ele representa. Se fosse Collor, Figueiredo ou FHC, eu desaprovaria do mesmo jeito. Mas vaiar os adversários... O que é que tem? Vaiar cubanos que caíram fora, vaiar estadunidenses por causa do seu estúpido presidente, "vaiar até minuto de silêncio" (como diria Nelson Rodrigues)... Não vejo motivo para me sentir diminuído. O Claudinei Quirino disse que isso "deixa (ele) profundamente chateado e envergonhado.". Mas já ouvi que atletas brasileiros foram competir no exterior, e debaixo de vaias participaram da competição. Tanta gente melindrada...
  • Ficar em 3o no quadro de medalhas é ótimo, quase tirar o 2o lugar de Cuba é melhor ainda. Mas por a Argentina lá para trás... É melhor ainda. Mesmo que eles queiram brigar por causa do handebol, e façam muxuxo. Sorry pals, a rivalidade acabou, vocês viraram fregueses.

Essa moleza vai acabar, e os posts vão voltar a rarear...

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home