13 abril 2008

Como eu convenço um usuário?

Sumi daqui mas não do mundo. Outra hora conto algumas (muitas) coisas, mas por enquanto estou começando uma pesquisa: Como eu convenço um usuário a trocar de sistema operacional?

Explico: O micro da Cláudia tem 7 anos de idade. É um Pentium III 600 Mhz (modelo "cartuchão"), com 324 Mb de RAM (isso porque eu coloquei mais 256 Mb, ela vivia dizendo que não precisava, que o micro "é só um pouco lento"), rodando Windows 98. Sim, aquela antiguidade de 10 anos, que nem a Microsoft lembra mais da existência.

Dispensável dizer que tem dual-boot na máquina dela, com o Xubuntu 8.04 (beta), todo configurado. Mas ela diz que "gosta do Windows 98".

Dei um pendrive para ela, um velhusco de 512 Mb para ela. O Windows 98 não reconhece nem a tapa (sim, tentei todos os drivers disponíveis no site do fabricante), o Linux acha na boa. Ela responde: "Não tem problema, eu vou usando disquetes, é melhor...".

Já me recusei a dar suporte a essa ratoeira, já disse que não vou configurar a impressora (que está em rede), já sugeri a ela trocar a máquina (meu pai quer vender o micro dele, disse que faz um precinho camarada), mas ela diz que essa lata velha "tá boa, deixa o meu bichinho na dele".

Na boa, engulo até o Windows XP na máquina dela (embora todos saibam que eu prefiro Linux), mas como eu convenço ela de que ela deveria abandonar essa porcaria?

Sugestões nos comentários.

Update: Acabo de gastar 3 horas do meu dia brigando com o Windows 98 do micro da Cláudia, para fazer ele se convencer a falar com a impressora que está instalada no servidor da casa. Depois de inúmeras tentativas, lutando para que ele visse a impressora, joguei a toalha e catei uma dica para fazer ele imprimir diretamente via IPP. Achei uma dica valiosa nessa página do Dicas-L, e consegui imprimir a página de teste. Agora estou instalando o driver, para poder imprimir colorido. Se fosse Windows 2000, XP ou outra coisa, seria mais fácil. Linux então, nem se fala: Já está funcionando, os servidores CUPS se entendem perfeitamente.

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home