20 abril 2008

Explicações aos comentários sobre "Como eu convenço um usuário"

Bem, como eu tive 7 comentários no post lá de baixo, vale a pena colocar aqui, de uma vez, as explicações a respeito, que são devidas:
  1. Anonymous, eu aceito até o Windows XP lá, mas o Windows 98 é dose. Eu não estou buzinando para ela usar Linux, estou buzinando para ela deixar de usar Windows 98. É claro que eu preferiria muuuuito que ela usasse Linux. Mas seria errado forçar. Eu não forcei a barra em outras coisas mais sérias...
  2. Oliveira, fazer uma churrasqueira com a "ratoeira" dela... Olha, não é má idéia! Se bem que dá para fazer um arcadezinho para jogar MAME... Estou querendo uma máquina para montar um fliperama. A dela serve.
  3. Robson, eu pus Linux no micro dela, ela tá começando a usar também. Ela disse que gosta, mas tem a questão do costume. Entendo a dificuldade. Quanto a jogo, é complicado pq ela não é de jogar. Nem paciência. Agora, a idéia do melado no drive... É ótima! Ou então Super Bonder.
  4. Sturaro, não é uma questão de familiaridade, você não entendeu o que eu disse. A impressora está num servidor Linux, compartilhada via Samba. Esse Samba tem (agora tinha) pastas compartilhadas, que o meu pai usava (via Windows XP) e funcionava redondo, sem problemas. Mas o Windows 98 dela não acha a impressora nem a tapa. Os Linux da casa acham a impressora instantaneamente. No notebook chega a ser piada, a primeira vez que testei, eu fiz 3 coisas: Liguei o note, loguei e mandei imprimir... Não configurei nada. Imprimiu normalmente. Eu já fiz isso várias vezes com Samba e Windows 2000 na escola, e o W2K se virou normalmente, sem problemas. Não é uma questão de familiaridade, é uma questão de idade :-D. O Windows 98 está velho, defasado, caquético, nem a Microsoft quer mais saber dele.
  5. Slotman, eu instalei todos os drivers da Kingston no Windows 98 dela que achei (foram uns 5), e nenhum detectou o pendrive. Eu peguei no site da Kingston e mais um monte de lugares (se não me engano, no wintricks.it também). Logo, eu desisto daquela tranqueira. Paciência.
  6. Chavão (que, se eu lembro bem, é ex-aluno meu), Xubuntu roda bem na máquina dela, e eu sou do tempo em que o WindowMaker era pesado (eu joguei MUD com o Kojima, e fui amigo do cara que deu idéia a ele do nome do WM, o WidowMaker - "Fazedor de Viúvas"). Enlightenment então, nem se fala. Mas eu não acho o WMaker tão intuitivo assim, eu usei ele por um bom tempo, mas desisti dele há mais tempo ainda. Aliás, eu acho que só quem não deixou de usá-lo nos seus desktops Linux foram as Casas Bahia... Rodam bem em máquinas velhas, então tá bom. E sobre Slack... Que me desculpem os (bons) usuários de Slackware (que são poucos), mas Slackware é distribuição para adolescente se afirmar. Não sabe nem fazer um ./configure; make ; make install, mas usa Isléqui (como se fala) para parecer que sabe.
  7. Giovanni, Windows 2000 é uma boa estratégia, visto que tenho (alguma) familiaridade com ele, mas meio que a contragosto. Vou ver isso depois, se desligar o login ela nem vai sentir a mudança. Quanto a pifar... A placa-mãe é PC-Chips, e meu pai ainda está empenhado em fazê-la comprar o micro dele, num preço "de sogro para nora" (segundo ele). O jeito é esperar.
Ah, tem uma coisa que me faz falta no Windows 98 dela é ele não ser multiusuário... Afinal, SSH é o que há.

Ah, e rumo ao post 900. No próximo chego lá.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home