19 fevereiro 2009

Placas mini-ITX e os meus projetos pessoais

Placas-mãe mini-ITX estão começando a aparecer, aos pouquinhos, por aqui, em terra brasilis. Ainda não estão na relação de mobos do BoaDica, mas já vi algumas à venda em lojas em Cascadura, por exemplo.
Pois é, acabei comprando uma dessas, por R$ 300 no ML. Peguei uma com a seguinte configuração:
  • Processador: Celeron de 1 Ghz, sem cooler - embora tenha conectores para ligar coolers.
  • Memória: DDR de 512 Mb.
  • 3 portas seriais (!)
  • 2 Ethernet (!!)
  • 1 entrada para usar Compact Flash como HD. Aliás, veio com um CF de 4 Gb (e com Windows XP instalado, bleargh).
  • 1 mini-fonte de 300W.
  Depois de pesquisar um pouco, descobri que essa placa é uma PMI8M, da ECS, e feita especialmente para pontos de venda. Por isso 3 seriais (uma delas é RS-422, acho) e 2 portas Ethernet. Não rodei nada nela, só verifiquei se estava funcionando, e realmente estava. É realmente pequena, a dita. E é muito curioso olhar aquele trequinho daquele tamanho sendo a mobo de um micro todo. Curioso mesmo.
  Eu queria uma plaquetinha dessas para substituir a placa-mãe do meu servidor, que é uma A7V8X-X, com um Duron 800 espetado. Mas é quase um pecado colocar uma placa de 17x17 cm dentro daquele gabinete monstro que tenho na mesa do escritório. É capaz dele se perder lá dentro, com tanto espaço vazio. Devo acabar colocando uma PC2500E, da Phitronics, no lugar.
  Tinha pensado em importar uma nova, como o AcidX fez. Mas com a disparada do dólar, desanimei a fazê-lo. Se bem que vou tocar um projeto meu com essa placa, e algumas coisas terei que importar, aqui eu não achei. O que é? Bem, por enquanto é segredo, mas vocês saberão. se der certo, será muuuuuuuuuuuuuuuuuito r0x.

Marcadores: , , ,

0 Comments:

<< Home