29 março 2009

Hotsync do Palm via wireless no Linux

Hoje cedo, de repente meu bom e (já) velho T|X resolveu resetar pouco depois de espetar um cabo de dados nele. Coisa estranha... Testo outro cabo, mesma coisa. Reseto, na mesma. Ainda experimento resetar o Palm completamente (tinha feito um backup mais cedo), e tudo na mesma. Fiz mais alguns testes... Acho que uma lavada com álcool isopropílico nos contatos do cabo pode resolver, mas tenho medo por não poder remover a bateria. Não, eu não sou entendido em eletrônica, e tenho medo de abrí-lo. E para eu me sentir seguro, precisaria desconectar a bateria dele, para não causar um curto na placa. Logo, depois vou ver com quem entende de eletrônica para fazê-lo.
Já vou no site da Microboards para ver como mandá-lo para reparo, quando lembro de já ter visto gente sincronizando o Palm via rede sem-fio, bluetooth e outros meios, no Linux. Eu uso o J-Pilot como software de sincronização por estar acostumado ao esquema KISS (Keep It Simple, Stupid) do J-Pilot, e por sinceramente não gostar do Evolution e do gnome-pilot como meios para gerenciar o meu Palm. Resolvo procurar, e topo com esse howto aqui, mostrando como sincronizar o Palm com um micro rodando o J-Pilot via wireless. Como tenho um WRT54G aqui (rodando - bem - OpenWRT 8.09), nada como ver como fazer.
O howto é de 2001, logo ele usa um Handspring Visor (palmtop concorrente da Palm que usava o mesmo SO, e foi comprado pela mesma - de lá é que vem os Treo), com uma Springboard (placa de expansão) wireless, e um access point 802.11b (máximo de 11 Mbps). Bem... Estamos em 2009, então muita coisa mudou. O que fiz:
  1. No Palm, entrei no aplicativo HotSync, escolhi a opção "Rede", e cliquei na lista abaixo do botão de sincronização, escolhi a opção "Selecionar PC".
  2. Dali, foi "Avançar" para ele pesquisar a rede e achar micros disponíveis.
  3. O Palm conectou na rede de casa e procurou. No meu caso, só achou um micro, "boromir" (meu servidor). Mas eu queria que ele sincronizasse com o desktop, o "aragorn". Bem, cliquei em "outros".
  4. Lá, coloquei o nome do meu micro, e "avançar", e depois "Ok".
Isso foi no Palm. Nada lá muito difícil, pelo contrário. E no J-Pilot?
  1. Abri o J-Pilot, entrei em "arquivo", e depois "preferências". Poderia ter apertado Control+S, funcionaria também.
  2. Nas preferências, selecionei a aba "configurações", e no campo "Serial Port", coloquei other. Na caixa ao lado, apenas "net:".
  3. Ok, e pronto.
Como funciona? Bem, do mesmo jeito de sempre: Clico no botão de sincronização, na tela. Espero um pouco (eu conto até 3 quando surge a mensagem na tela do Palm), e clico no botão de sincronização do J-Pilot. Bingo, sincronizou perfeitamente! Fiquei surpreso, e fui verificar se tudo estava Ok. Sim, estava. Ou seja, funcionou, e ainda mais fácil do que eu esperava! Enquanto não tenho dinheiro para um Palm Pre (se bem que ele ainda nem saiu por lá), vou me virando com o T|X, que é um ótimo palmtop.

Agora, para usar o Palm como leitor de cartão, dá para espetar o cabo e funcionar. É só abrir o programa apropriado (como o Card Reader), espetar o cabo DEPOIS e rodá-lo logo. Funciona. Depois que finalizar, desabilitar o programa e rapidamente remover o cabo, porque senão, é reset na certa.

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

<< Home