27 fevereiro 2009

Série "fotografia e eu": As brincadeiras

Alguém já deve ter dito, depois de ter visto uma exposição do Sebastião Salgado, que para um bom fotógrafo fazer uma bela foto, basta ter uma câmera medíocre na mão. O corolário também vale: Para um fotógrafo medíocre fazer uma bela foto, basta ter uma câmera boa na mão e saber usá-la.

Antes eu tive uma Pentax comum, com um bom zoom ótico, e depois fui para uma Sony P-32, de 3 Mpixels, que está parada aqui por causa de um problema com um capacitor dentro dela. As pilhas esvaem-se rápido demais. Queria ver o custo do conserto dela, mas na Sony eu já sei que é proibitivo.

Agora, como fotógrafo abaixo do medíocre, tenho uma Canon Powershot S2 IS que é bem completa: Uma point-and-shoot com cara de DSLR, com 12x de zoom ótico e vários recursos. Como eu não sou nada profissional no assunto, é uma câmera que quero explorar a fundo seus recursos, e justamente... Não sei onde foi parar o manual. Tá, eu acho que baixei uma cópia da Internet, depois eu pego. Mas a quantidade de recursos que ela tem é muito grande, e eu quero explorar tudo, como bom fuçador que sou.
  • Um recurso muito útil que ela tem é a tela basculante: Dá para deslocar a tela LCD (que eu nem uso muito) para várias posições, facilitando (muito) a fotografia. Desde que comprei essa câmera, já bati muita foto sentado, sendo que a câmera estava na minha mão, bem alto, e a tela virada para mim. Prático se você é um fotógrafo de 1,95m tímido... Ou em várias outras situações, como a clássica tirar a foto de si mesmo, com uma mão só. Não dá para errar.
  • Outro recurso é o conjunto de efeitos já implantados na câmera: Desde a sépia e o P&B, mais comuns, passando por elevações nos tons de verde, azul e vermelho, até a troca de cor, on demand. Muito prático, eu diria.
  • Um monte de ajustes, que um fotógrafo menos fuçador (menos hacker, eu diria) não daria bola. Mas eu saio mexendo: Ajustes para iluminação fluorescente, de interior, incandescente, etc; fotografias de fogos de artifício, à noite, na neve (e eu nunca fui em lugar com neve), entre outras; ajustes de ISO (100 a 400), entre outros que não lembro. Opções de uso de controle remoto, de disparo contínuo (tire várias fotos de algo em movimento e fique com uma ou duas que são boas). Dá para brincar um bocado.
Em resumo, uma máquina que rende bons momentos de experimentações. O encaixe para tripé é o padrão (tanto que comprei o tripé antigo do meu pai e estou usando com ela), e usa 4 pilhas AA como carga (que você compra na farmácia e no mercadinho da esquina). Funciona bem com recarregáveis, tem bastante recursos para um fotógrafo curioso e novato como eu, embora faltem algumas coisas. E eu comecei a descobrir como resolver... Mas isso eu conto depois, no próximo post da série.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home