22 março 2009

Série "Fotografia e eu" - fotos panorâmicas (lineares)


  Todo mundo já viu uma foto panorâmica. São aquelas fotos que são montadas a partir de várias fotos comuns, e com isso obtemos fotos amplas, com um ângulo de visão maior do que seria possível com as lentes comuns da câmera. Talvez, numa grande angular, ou numa olho-de-peixe, seja viável. Mas é impossível registrar 270 graus com uma foto só.
  Minha câmera tem um modo que facilita para tirar fotos panorâmicas. Basicamente você ajusta como será essa panorâmica (horizontal, vertical, um quadrado ou outro modo que eu não lembro), e a câmera muda o display interno para um modo no qual você tem a facilidade de ver a foto anterior, e assim tentar sobrepor a foto atual com parte da anterior.
  Depois, o que deve ser feito é colocar todas as fotos num programa para que todas as fotos sejam "emendadas". Claro que não é 100% perfeito, algum ajuste "na mão" temos que fazer. Mas eu, enrolado, fui adiando o processo de montar as fotos. Fiz um bocado de coleta de material para fazer fotos panorâmicas desde 2007, mas não tinha parado para providenciar um programa para fazer a montagem.
  Então, um dia desses, resolvi me coçar e procurar um programa para Linux para fazer isso. Lembrei de um artigo que li na Linux Magazine Brasil, sobre fotos panorâmicas. Procurei a revista, fui lá ler... E achei o Hugin. Bem, li rapidamente como funciona, instalei (embora use Qt), e comecei a "emendar" fotos.
  O Hugin tem versões para Windows, Linux e Mac OS X, usa outro programa (o AutoStich), e é um programa fantástico: Permite ajustes de lente para cada uma das fotos, trabalha com pontos de controle (para fazer a emenda), e tem muitos recursos, como otimizador de posição e fotométrico, entre outros ajustes. Alguns tutoriais que foram úteis foram o do prof. Waldeck, da UFSCar, os tutoriais do próprio site do Hugin, e a tradução mal-feita do artigo que saiu no Online Tech Tips.
  Montei então todas as panorâmicas que eu queria realizar. Algumas eu joguei fora (como uma da Lagoa de Saquarema). Outras ficaram bacanas (como uma de quase 360 graus que montei na Red Bull Air Race, em 2007). E algumas ficaram realmente lindas (como as que fiz em Búzios e Saquarema), a ponto da Cláudia querer fazer quadros. Todas essas fotos estão agora, reescaladas (porque são MUITO grandes) no meu álbum do Picasa, e estão acessíveis através desse link aqui.
De Fotos panorâmicas

  Como sempre, todas as fotos são oferecidas segundo uma licença Creative Commons, em específico a Attribution-Share Alike 3.0. Basicamente, você pode copiar, distribuir, exibir as fotos a vontade, e fazer obras derivadas, desde que você dê crédito ao autor original (ou seja, eu), e a sua criação derivada da minha foto siga pela mesma licença. Ah, uso comercial está liberado também, caso alguém descubra algum uso.
  Mas ainda continuava em busca das fotos HDR, que eu resolvi e falo no próximo post da "série".

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home