13 março 2009

Série "fotografia e eu": Em busca das fotos HDR

A primeira vez que ouvi falar de fotos HDR foi no blog do Rigues, mas confesso que as fotos que ele fez não me empolgaram muito. Mas achei o conceito interessante: HDR é uma técnica onde são feitas várias fotos de uma mesma cena com diferentes velocidades de abertura do obturador. Depois, essas imagens são reunidas e mescladas com um software apropriado, e com isso temos um alargamento do alcance dinâmico da foto. O alcance dinâmico (alto) é a distância entre o ponto mais escuro e o ponto mais claro de uma imagem. Dessa forma é possível obter fotos onde a variação de contraste é preservada. Nesse caso, os tons (escuros e claros) são enfatizados, com riqueza de detalhes. Para representar essas imagens em ambientes com limitada variação de contraste (como telas LCD, CRT, impressoras, etc), é preciso passar por um mapeamento de tons para dar uma limitada nessa variação grande, e assim poder ser algo visível.
E eu com isso? Bem, depois de ter visto fotos como essa aí do lado, me empolguei e resolvi pesquisar uma maneira de fazer fotos HDR com a minha câmera. Afinal, o efeito é fantástico. Só que o Rigues fez as fotos dele controlando manualmente a velocidade de abertura do obturador da câmera dele (na época, uma Sony P-72). Eu, como preguiçoso e adepto de software livre, imaginei que deveria ter uma maneira de fazer isso automaticamente, seja controlando a câmera externamente, ou algum macete, sei lá. Afinal, como é que se fazem fotos de relâmpagos, o fotógrafo não fica lá parado esperando Olhei para o meu netbook, e pensei: "Ora, se eu tiver um programa para controlar a câmera a partir dele, ele faz o papel de mexer nas velocidades, e bate tudo em sequência". Daí, fui pesquisar.

Nessa pesquisa, achei algumas coisas muito interessantes, como:
  • Digital Camera Controls - Esse site tem uma lista IMENSA de programas para controle da câmera digital, além de muita informação. Já foi para o meu del.icio.us.
  • Cam2Com - programa para controlar câmeras da Canon e da Olympus. Muito completo.
  • PSRemote - um programa que controla câmeras da Canon. Também muito completo, incusive com suporte a fotos HDR. Aliás, nessa URL tem outros programas para controlar outros modelos da Canon, até as DSLR bem sofisticadas (e caras).
  • Nikon Camera Control Pro - O programa da Nikon para controlar as câmeras dela.
  • PhotoPC - Um programa que controla várias câmeras, preferencialmente as que tem chipset Fujitsu. Existem modelos da Agfa, Epson, Olympus, Sanyo e Nikon com esse chipset.
Só que não achei muitas opções para Linux, quase tudo para Windows. Até que tive um estalo, e fui ver o gphoto2. Ele controla! Dá para passar vários comandos (tudo linha de comando) para a câmera, a partir dele, e fiz algumas experiências com ele. Bem, dá para automatizar, nada que um shell script não resolva. Só que descobri outra maneira de fazer isso com a câmera, e essa eu falo num próximo post da série.


Se gostou, é só procurar, na internet tem milhares de fotos HDR. No Flickr, por exemplo, tem vários grupos sobre HDR. Divirtam-se!



Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home