Minhas impressões sobre a Região dos Lagos: 2a parte
- Cabo Frio - A cidade grande da Região dos Lagos. Sim, lá tem de tudo, inclusive tem o que se fazer quando chove, o que é uma carência em cidades litorâneas. Uma das coisas curiosas que vi por lá (além de um caminhão com o letreiro "Mudanças do Pirata"), há uma feira com um verdadeiro "point gastronômico" na beira da praia: De pastéis a sanduíches de picanha, de cachorro-quente (o popular "podrão") a talharim na caixinha (parece até China In A Box). E sim, os camelôs são legalizados, inclusive pagam energia elétrica (um monte de relógios de luz próximos). Mas, voltando à cidade... Cabo Frio é, de todas, a cidade mais bem-preparada para receber turistas. Alguns tipos de passeios de barco (com direito a mergulho), pontos de atendimento ao turista, a própria rua do canal, bonita, bem-tratada e com vários restaurantes (caros)... Cada lancha imensa, vários jet-skis atirando água para cima e desflando pelo canal, que é circundado por mansões chiques (a maioria de empresários, hoje em dia). A Praia do Forte é linda, tirei várias fotos do por-do-sol por lá. Ah, do outro lado do canal tem a Rua dos Biquínis, com umas 100 lojas de roupas de banho (não só biquínis), e o legal é que a travessia pode ser feita de balsa. Tem o que ver em Cabo Frio, vale a pena a visita. Tanto que tivemos lá 3 vezes. Ah, ia esquecendo... Lá tem posto de GNV, inclusive com preços bons.
- Arraial do Cabo - De todas as cidades, foi a que eu mais gostei. Pequena, com aquele jeito de cidade do interior, bonitinha e bem-tratada... Pelo menos no centro. Muito vento (não tanto quanto a Praia Rasa, de Búzios, mas muito vento), e um passeio de barcos muito bacana, com praias lindas. Só que Arraial fica numa enseada, e naquele dia ventava muito, logo... O barco bateu muito. Muito mesmo, foram ondas de 2 metros na lateral, Cláudia apavorada, e eu, temeroso, mas mesmo assim mostrando firmeza, tranqüilizando-a. Acho que Arraial é uma cidade ainda mal-preparada para turismo: por exemplo, a entrada para o passeio de barco é no meio do porto de Arraial, cuja principal atividade é... Pesca. Ou seja, passamos no meio dos caixotes de peixe para pegar o barco. Tem muita areia jogada na pista, e cheguei a filmar o vento trazendo-a para o asfalto. Numa conversa com o comandante do barco em que fizemos o passeio, soubemos que Arraial é mais uma cidade da Região dos Lagos em que uma oligarquia política manda, e a cidade pobre (na sua maioria) sofre. Atendimentos médicos são precários, e vez por outra devem recorrer a Cabo Frio. Bairros afastados são manipulados com a promessa de água para obterem o famigerado voto de cabresto. Uma pena.
- Búzios - Na boa, Búzios para mim é a Copacabana da Região dos Lagos: Não tem tanta coisa assim que valha a pena ver, já teve dias de mais glória, está cheia de estrangeiros e tudo é mais caro. Só faltou os idosos. Graças à fama, Búzios é a 6a cidade do Brasil em número de turistas, mas mesmo assim tem apenas 25.000 habitantes. E é uma cidade afastada. Muito longe para chegar: De Cabo Frio, pega a estrada, vira a direita numa placa (depois de 30 km), e roda mais uns 10 a 15 km, pelo menos, para chegar no centro de Búzios (ou Armação dos Búzios, para ser mais certinho). Como fomos de tarde, pegamos um congestionamento na entrada e um engarrafamento na saída, já que a cidade não tem ruas suficientemente largas para o fluxo de carros. A Rua das Pedras está cheia de lojas chiques (e caras), que você só vê no Rio de Janeiro (Capital) e em Búzios. Mas é um local simpático. Tem uma estátua da Brigitte Bardot (bancada pelo VISA), e todo mundo tira fotos abraçado à ela. Não consegui ir às praias para banhistas, por falta de tempo. Tem o mais caro de todos os passeios de barco, mas com uma novidade: Direito a máscara e snorkel, para mergulhar e ver os corais. Pudemos pelo menos visitar a Praia Rasa, onde tem um vento BEM forte, e é propícia para windsurf, kitesurf e outros esportes que dependam de água e vento. Cheguei a colocar 2 vídeos no YouTube mostrando isso, olha num post aí embaixo.
Marcadores: lua-de-mel, primeiras impressões, região dos lagos, Rio de Janeiro, viagem
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home