21 abril 2008

Carta a uma criança

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2008

Querida Isabela,

Tudo bem com você? Bem, sei eu e você que não. Eu, você e toda a torcida do Flamengo, Coríntihans, Botafogo, São Paulo... Todos nós sabemos que não. Você não sabe a confusão que aconteceu por aqui, menina. Tudo por causa do seu falecimento. Aliás, do jeito que foi... Meu Deus, não gosto nem de pensar.

Aquele que se diz "seu pai" está para ser preso, e aquela que era a sua madrasta também. A polícia está seca para por as mãos neles, e colocá-los numa cadeia pelo que fizeram com você. Mas não podem fazer isso sem ter provas conclusivas. Lá dentro do nosso coração, meu e de todos os brasileiros, ninguém tem dúvidas: Você foi morta por aquele que se diz "seu pai" e por aquela que era a sua madrasta. Agora resta saber como isso aconteceu. E para isso, a polícia está fazendo um trabalho muito cuidadoso. Várias perícias estão sendo feitas, e vários detalhes daquele dia já apareceram. Já foram depor muita gente: Sua tia, seu avô, sua mãe, o vizinho de baixo... Até o garçom do restaurante onde sua tia estava! É, ele disse que ouviu ela dizendo: "Meu irmão fez uma grande besteira". E foi até a polícia para afirmar que ouviu isso. 3 semanas, mais de 50 pessoas depuseram, e um monte de gente desocupada gritando na porta da delegacia: "Assassino! Assassino! Assassino!" Se você estivesse por aqui, estaria rindo à beça do fato.

É, menina, você ficou famosa! O Brasil quer saber como tudo aconteceu. É claro que aparecem aí os oportunistas: Os advogados daquele que se diz "seu pai" só sabem acusar a polícia de não ter feito bem o trabalho. Tudo rapaz novo, tem que ver! Parece que eles acabaram de passar na prova da OAB. Dizem que estão sendo orientados pelo seu avô, advogado bem-sucedido, e de muitas posses, que quer livrar a cara do filho.

Outra parte que se aproveita disso é a imprensa. Ah, a imprensa... Que se adora gastar tempo falando mal do governo (com e sem razão), agora só fala da sua morte. Tem canais de televisão que só falam do fato: Reportagens de revistas, jornais, rádio... E todo mundo opina, e entende do assunto! E falam como foi, por que foi, motivos, erros... Discutem os relatórios dos legistas, questionam e levantam pontos. Psicólogos, psicanalistas, entendidos e não-entendidos, pessoas famosas e populares, todo mundo dá pitaco. Até a depressão pós-parto daquela que era a sua madrasta veio à tona. Estão revirando a vida deles até o último grão de poeira da sola do sapato. O povo quer saber. Parece que a imprensa vive somente de escândalos por aqui, nessa terra bendita de Deus (que é brasileiro, mas tirou o seu passaporte) em que vivemos. E como falam.

Quem diria, hein, mocinha? Você ficou famosa. Tristemente famosa. Nós todos preferíamos que você continuasse anônima. Mas viva. O país todo está de luto por você. Muita gente chorando, tem que ver. Aquele seu sorriso aberto, franco, já preparando-se para perder os dentes-de-leite, de uma garotinha que brinca de bonecas e gosta de ser arteira... Não vai sair da cabeça da gente por um bom tempo.

Aqui, todos querem que eles paguem pelo crime bárbaro que cometeram. Se forem a júri popular, pegam no mínimo 30 anos. Isso, se sobreviverem na cadeia, porque não tem algo mais intolerável para bandidos do que estuprador e assassino de crianças. Duvido que sobrevivam muito tempo, do jeito que o povo clama por justiça.

Mas nem assim você vai voltar. Alguns acham que sim, você voltará, de outra forma. Outros, como eu, acham que não, não há "segunda chance". De qualquer forma, fica aqui o meu conselho: Se cuida, menina! Ah, e se você ver o João Hélio por aí, diz que nós mandamos um abração para ele. Os pais dele sofrem muito com a perda, e nós, que não o conhecemos, ainda nos entristecemos quando lembramos. Eu, pelo menos, ainda lembro vez por outra, quando passo pelas ruas por onde ele passou. E o coração ainda aperta.

Bem, é isso. Um beijão de um... "Tio" desconhecido, Nos vemos, quem sabe... Um dia desses. Aí te dou esse beijão que vou ficar devendo e um abraço.

Ricardo.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home