04 abril 2009

Crônica de uma morte anunciada... De um HD.

Aqui em casa tenho HDs Samsung e Seagate. Antes que venha à baila a questão de HDs de melhor e pior qualidade, afirmo que já faleceram por aqui HDs Seagate (30 Gb) e Quantum (2, por sinal). Agora era a vez de um Samsung de 80 Gb, como o SpinPoint aí do lado.

Esse Samsung estava no meu desktop, e tinha sido passado recentemente para o meu servidor. De repente começou a dar crise existencial, e tudo indicava (incluindo o S.M.A.R.T.) que ele iria falecer. Bem, é preciso fazer backup dele. Usei o velho truque indígena de congelar o HD (*), comprei um de 250 Gb, ATA (**), Seagate, e fiz a dança das cadeiras, pegando o HD congelado e transportando tudo do Seamsung para o Seagate. Depois de um tempo, o Samsung voltou a dar problemas.

O jeito é aposentar o bicho. Saio para dar aula, e numa conversa com um aluno, ele me fala de um problema que ele teve com um HD Samsung, e como ele resolveu: Ele removeu a placa lógica, limpou-a com um pincel, e limpou os contatos com uma borracha branca e álcool isopropílico. Se você notar na foto aí de baixo (puxada descaradamente do Guia do Hardware), o contato da placa lógica com o motor de passo do HD é dado no meio da placa. Em alguns HDs, é um fino flat cable que faz a ligação. Nos HDs da Samsung, é uma peça que faz o contato, apenas.




Viram? É a parte cinza-escuro, perto da parte redonda onde está o motor. Fiz a limpeza, e o HD funciona normalmente. Claro, perdi a confiança nele, e ele está montado dentro do servidor, mas sem usá-lo. Quando eu colocar mais HDs no servidor, irei montar uma matriz RAID, e ele fará parte disso tudo. Mas por enquanto, ele está lá. E todos os testes que eu fiz nele deram ok. Logo, fica aqui a dica.

PS: Vale dizer que os HDs Seagate tem 3 anos de garantia no Brasil, isso para todos que foram comprados depois de 2009. Os que foram comprados antes tem 5 anos de garantia. Segundo um amigo, dono de uma loja que vende hardware, a linha de produção da Maxtor e da Seagate é a mesma. A diferença é a etiqueta colocada. Isso, ele ouviu de um executivo da Seagate, num evento organizado pela mesma para promoção dos produtos dela.

PS 2: Embora alguns digam que passar borracha nos contatos é um erro, e afirmem isso veementemente (sendo até indelicado com quem o faz - disse que o técnico que faz isso é um estúpido, ou coisa do tipo), passei já várias vezes e funcionou. Durma-se com um barulho desses.

(*) Pegue o HD, embale-o em um saco plástico. Coloque o conjunto dentro de outro saco, e depois dentro de outro. Lacre tudo com fita, para evitar a umidade. Feito? Coloque o HD dentro do congelador, e deixe de um dia para outro. Pegue o HD (que está frio como a Sibéria), espete no micro, acesse-o e copie tudo que está lá, rápido. A explicação possível é a baixa temperatura, que faz com que as peças do motor estejam contraídas, e com isso funcionem sem problemas. Quando aquece (e dilata), volta a dar problemas. Não é garantido que isso funcione com problemas de parte eletrônica, mas não custa nada tentar, um superaquecimento em um componente pode ser contornado dessa forma, talvez.

(**) O meu servidor não tem SATA, infelizmente.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comments:

<< Home