04 abril 2009

Série "Fotografia e eu" - finalmente, as fotos HDR!

  Uma coisa que descobri ao revirar alguns sites, como o Digital Camera Controls, foi que existem pessoas que hackeiam suas câmeras digitais. Sempre o objetivo de um hack é melhorar, aperfeiçoar ou modificar (para melhor) o funcionamento de um recurso. No caso da câmera, era para adicionar funções à câmera. Daí foi que eu achei o CHDK (Canon Hack Development Kit), uma jóia para quem tem câmeras Canon.
  O CHDK é um aperfeiçoamento do firmware original das câmeras Canon que adiciona recursos como:
  • Tirar fotos em RAW. Uma foto RAW é uma foto sem compressão alguma, o que é uma beleza para quem quer trabalhar as fotos sem ter que se preocupar com perda de qualidade do J-PEG.
  • Rodar scripts na câmera. Isso também é fantástico. A linguagem de programação é a LUA, e dá para fazer muita coisa interessante, inclusive fotos HDR.
  • Histograma de cores ao vivo. Essa função é a que eu mais uso, dá para ver a situação em termos de cores para cada canal RGB, luminância, ou todos misturados. E em tempo real, só mexer a câmera que o gráfico é refeito. Fantástico.
  • Indicador de bateria em porcentagem. Com isso dá para ter noção se a bateria aguenta mais algumas fotos com flash ou não.
  • Um modo de compressão maior dos vídeos. Esse eu não experimentei, mas pelo que diz o site, dá para colocar o dobro de vídeo no mesmo espaço.
  • Tempos de exposição que vão de 1/10000 s a até 65 s, o que é mais do que suficiente para pintar e bordar com a câmera.
  • Traquitanas legais, como um leitor de textos (!), um calendário, calculadora de profundidade de campo (DoF), um gerenciador de arquivos (!!) e joguinhos (!!!), inclusive um ligue-4.
Tem mais funcionalidades, mas essas só já fazem valer a pena. Existem extensões do CHDK que permitem disparar fotos quando ocorre movimento na cena (Motion Detection), outros que podem gerar fotos estereoscópicas, algoritmos novos de compressão que podem gerar vídeos realmente longos (mais de 1 Gb de tamanho), entre outros.

E o melhor é que o CHDK não é permanente: Você descomprime no cartão da câmera o arquivo compactado, carrega-o, ele faz um patch no firmware... E pronto. Achei duas inconveniências, apenas:
  1. Se você girar o display destacável até ficar de ponta-cabeça, a tela apaga. Mas funciona normalmente se o CHDK estiver desligado.
  2. A câmera demora mais para ligar, pois ainda tem que carregá-lo do cartão. Mas nada assustador, só um ou dois segundos a mais.
Com os recursos que o CHDK me dá, pude por exemplo, fazer fotos noturnas com boa qualidade e sem usar flash (a bateria estava no fim), além de acertar muitas fotos na questão do estouro de uma das cores do espectro (vendo o histograma) e... As fotos HDR.

Finalmente consegui. Basicamente coloquei um script na câmera, fiz as devidas regulagens do script, montei-a num tripé, disparei... E fui bater papo, enquanto ela fazia o serviço sujo. Em outras, fiz o ajuste e bati as fotos eu mesmo. A média foi de 10 exposições com variação da abertura do obturador.

Mas como montei as fotos HDR? Esse seria outro problema, que eu teria que pesquisar. Depois de procurar um pouco, achei alguns tutoriais de como montar fotos HDR no Photoshop, no Gimp, no Photomatix (um programa apropriado para isso), mas eu não iria usar programas de outra plataforma, somente Linux. E usar o Gimp para isso me soava um pouco como gambiarra, além de ter que catar (provavelmente) um plug-in específico. E haviam programas para fazer isso, específicos. Procurei mais um pouco e achei o qtpfsgui.

O QtPFSGui é um programa que usa a biblioteca Qt (pertencente à Nokia hoje em dia), logo para o ambiente KDE. O mesmo tem vários recursos que dão a chance de fazer sem muito trabalho fotos HDR. Claro, é preciso refinamento de quem está fazendo, para que saia uma foto minimamente interessante.

O resultado é que montei várias (quase 50), escolhi 16 e coloquei no meu álbum de fotos do Picasa. O link para o álbum específico está aqui, e abaixo vão 2 fotos que eu gostei muito, das que coloquei lá:
De Fotos HDR

Foto da estrada de terra que há no fim da UFV e conduz até o CEM, em Viçosa, MG. O programa usado foi o Qtpfsgui, usando o algoritmo "Mantiuk".


De Fotos HDR

Foto de uma árvore de folhas roxas (esqueci o nome, seria ipê-roxo?), no campus da UFV, em Viçosa, MG. O programa usado foi o Qtpfsgui, usando o algoritmo "Durand".


Mais fotos no álbum. Minhas aventuras com fotos não pararam, continuam. Quando houver mais novidades, conto mais. Quanto ao CHDK, recomendo fortemente a todos que tiverem uma câmera Canon. Ah, os menus podem ficar em português, basta você pegar o arquivo com a tradução (que eu revisei e ampliei, heheh) e colocar. Funciona.



Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

<< Home