04 abril 2009

OpenWRT 8.09 no meu roteador

Atualizei o firmware do meu roteador (um WRT54GL) para o OpenWRT 8.09, ou seja, o Kamikaze mais novo. De novo, temos:
  1. Uma nova interface gráfica, a LuCI, toda escrita em Lua, inclusive já com pacote de idioma para o português do Brasil. Mais completa em alguns aspectos do que a X-WRT, que eu tinha instalado. Mas faz falta os gráficos em tempo real que a segunda gera.
  2. Novas versões de quase todos os programas que estão instalados.
  3. O programa usado para manipular os pacotes foi trocado: Do ipkg, agora é o opkg. A tabela de pacotes não fica mais guardada, sendo que a cada reboot, é preciso baixá-la novamente. Era um espaço perdido, e agora pode ser aproveitado.
  4. O firewall agora está ainda mais modular, mas ainda para liberar o redirecionamento externo para o meu servidor, precisei colocar as regras do "jeito antigo", no arquivo /etc/firewall.user.
  5. Temos kernel novo, família 2.6! Mas no meu roteador, a versão com esse kernel não soube se entender com o rádio wireless Broadcom. Logo, voltei para o kernel 2.4.
  6. Um monte de bugfixes.
Ainda faz falta a opção de criar múltiplas redes wireless com o mesmo roteador direto na interface gráfica (eu quero fazer 2 aqui em casa), e o suporte melhorado no kernel 2.6 também é desejável. Mas gostei muito dessa versão, o sistema de arquivos usado (JFFS) deu-me um pouco mais de espaço livre, e agora compartilhamos chaves SSH: Dá para logar direto nele sem ter que digitar senha. Em resumo: Gostei das mudanças, apesar de algumas mudanças não terem sido tão relevantes assim. Deve ser porque eu já uso o Kamikaze há mais tempo.

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

<< Home