07 maio 2009

Audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve

Amanhã é a estréia mundial do novo filme de "Jornada nas Estrelas", Star Trek XI ou simplesmente, Star Trek. Pelos três trailers veiculados, estamos todos nós, fãs, ansiosos pelo que iremos ver. Pelo visto, cenas de batalhas espaciais que sempre sonhamos em ver na telona serão vistas por nós; sequências de ação que arrancarão os ares dos nossos pulmões, e, quem sabe, boas atuações.

Mas também, por boa parte dos fãs, um pouco de preocupação. Sim, a quebra da cronologia, e da canonicidade será grande. Antes que alguém solte um "Get a Life" ou coisa do tipo, dêem-nos licença, porque se não fôssemos nós, os fãs, todo o universo teria morrido no final da Série Clássica. Então, alguns fatos serão infelizmente recontados, alguns episódios da Série Clássica (inclusive um dos melhores) serão simplesmente desconsiderados... E o pior, algumas dessas coisas poderiam ser evitadas.

Abaixo vão alguns spoilers, logo o texto estará em cor branca - se quiser ler, não é comigo, é contigo, só marcar o texto.
  1. Já sabemos que a aparição de Nero, o vilão romulano do filme, tendo contato com humanos, é uma violação clara do melhor episódio da 1a temporada da Série Clássica, "O Equilíbrio do Terror". Só há uma maneira de contornar, que é fazendo com que a Frota não saiba que a Narada e seus tripulantes é composta de Romulanos. Mas parece inevitável. Poderiam ter trazido outros vilões, por exemplo.
  2. O primeiro capitão da NCC-1701 foi Robert April. Christopher Pike foi o 2o, e James T. Kirk, o 3o. Mas no filme, Pike é o 1o capitão, assim que a nave sai da doca seca, e Kirk já assume no final. Ou seja, o episódio piloto da Série Clássica, "The Cage" foi pela janela. Número Um, etc... Vai tudo fora, o que afeta até a Nova Geração. Como corrigir? Bem... De cara poderia dizer que a nave vista pelo jovem Kirk sendo construída era uma nave da classe Constitution, mas não a Enterprise.
  3. A Enterprise sendo construída na Terra? Mas a sua placa de dedicação diz que ela foi construída no San Francisco Fleet Yards, em órbita terrestre. Bem, podem ter levado ela para o espaço, e finalizado na doca seca espacial. Mas levar aquilo tudo... Haja rebocadores!
  4. Amanda Grayson, mãe de Spock, morta? Mas e o episódio da Série Clássica "Jornada para Babel", e o 4o filme, "A Volta Para Casa"? Well... Que tal ela ser encontrada depois, no buraco cavado em Vulcano pela britadeira espacial do Nero?
  5. O Kirk, sair da Academia e já virar capitão? Ei, ele foi oficial de armas da USS Farragut antes... Episódio da Série Clássica "Uma Pequena Guerra Particular". Como resolver? Um estágio por lá, quem sabe? Bem, pelo menos foi mantido que ele foi o capitão mais jovem da Frota...
  6. Chekov, já na Enterprise? Mas ele chegou na 2a temporada da Série Clássica, no episódio "The Janus Gate" (esqueci o nome em português, e não estou com pressa de procurar).
  7. Kirk nascer no espaço nem é complicado, ele foi criado em Iowa, por exemplo.
Logo, as wikis a respeito de Star Trek na Internet estão em polvorosa, fechando tudo para edição, para sair reescrevendo tudo a partir de 8/5/09. Mas a questão que fica para mim é: E a canonicidade? E a continuidade? E a cronologia?

Bem, o que posso encarar esse filme é como um universo ultimate de Star Trek. Rebootaram o Batman (ficou ótimo), o 007 (esquisito, mas começou a melhorar), o Superman (não sei se dá para piorar), ignoraram o Terminator 3, Highlander 2... Vamos ver. Eu ainda estou muito ansioso para ver o filme. Irei amanhã, na 1a sessão, no início da tarde, vê-lo. Emocionarei-me ao ouvir a fanfarra de Star Trek mais uma vez nos cinemas. Irei vibrar, pular da cadeira e me divertir à beça. Provavelmente irei ver novamente, com a Cláudia, no sábado. E vou baixar da Internet, para rever. E irei comprar o DVD da edição especial, para ficar junto das minhas maquetes de naves (já tenho 2 Enterprise, faltam 4).

Mas me entristece como fã saber que estão dividindo a cronologia em duas, e essa Star Trek Ultimate não será ruim ou fraca, mas terá diferenças cruciais em relação à Star Trek que conhecemos.

Duas curiosidades para acabar:
  1. Chris Pine (Kirk) disse que não iria copiar Shatner (Kirk) na atuação. Mas quem conhece a Série Clássica, e vê o trailer, tem cenas que o mais novo copiou claramente do mais velho. Duvida? Olha o sorriso de canto de boca do Pine. Eu olhei e vi o Shatner ali. Não adianta negar.
  2. Ah, o Kobayashi Maru estará lá. Oba.
  3. Em 2004, J. Michael Straczynski, autor de Babylon 5 (uma das melhores séries sci-fi que já vi), propôs um reboot em Jornada nas Estrelas, e começou inclusive a trabalhar num roteiro para novas aventuras de Kirk e cia, com atores novos. Não foi à frente. É... O homem era um visionário, mirou no que viu e acertou no que não viu.
E que venha o filme, continuo ansioso!

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home