24 maio 2006

Acabou a festa

A Telemar mudou o sistema de autenticação para a conexão ao Velox, e mexeu em algumas coisas que vão mudar como a gente aqui acessa. Na prática, duas. Uma delas é boa, e a outra, é ruim.

Começando pela boa: A autenticação era assim: a gente tinha que logar na Telemar (usuário e senha = DDD+Número de telefone), e depois ir num site (o extinto VeloxZone) para conectar, passando usuário, senha e provedor. É claro, eu usava um script de autenticação, que fazia isso para mim, peguei do site do Manoel Pinho e mexi um pouco... Funcionava direitinho, ou quase sempre.

Acontece que muita gente assinava o Velox residencial, pegava um número de telefone que tinha Velox empresarial (que dispensa provedor), colocava e acessava direto. Eu mesmo vi alunos meus vendendo listas de números de telefone para Velox empresarial. No site da Abusar tem um número estampado descaradamente, logo no início.

A Telemar resolveu mudar a autenticação, dispensando a passagem pelo site, e fazendo direto a autenticação pelo login feito à ela. No caso do residencial, usuário e senha do provedor. No caso do empresarial, DDD+Número do telefone @ telemar.com.br, e a senha dada pela própria Telemar. Dessa forma, imagino, ela pode controlar melhor quantas pessoas estão usando um número de Velox empresarial, e apertar o cliente "solidário", que compartilha seus dados com várias pessoas.

Para mim, isso não influencia muito. Eu sempre paguei provedor, logo não tinha motivos para chiar. Até melhorou, pois agora não é mais preciso passar pelo site, ou rodar o script, vai direto. Conexão mais rápida, as coisas ficaram melhores nisso.



Agora, a coisa ruim: A Telemar resolveu fechar todas as portas de entrada nas máquinas dos clientes. Ou seja, fizeram um iptables -P INPUT REJECT para os clientes. Isso quer dizer que, até ordem em contrário, o meu domínio "de casa", o terramedia.homelinux.net está suspenso. Isso é chato, pois eu coloquei FTP, Apache, um monte de coisinhas aqui que me ajudavam... Nem SSH eu tenho, logo não dá para logar de fora em casa de jeito nenhum. E isso já quebrou alguns galhos para mim, no passado. Já tentei via nmap ver portas abertas, tentei rodar os serviços em portas diferentes e acessar por uma máquina "de fora"... Nada.

O que percebi é que as portas estão todas abertas no Velox empresarial. Sim, estou pensando em hospedar minhas coisas em outro local, talvez em um espaço onde eu já tenha acesso como root, não sei. Vou ver ainda. Mas isso é muito chato.

Fui ver o custo do Velox empresarial, para ver se era viável pagar uma diferença e deixar as portas abertas. Bem... São R$ 62,90 pelo Velox residencial de 1 Mbps (que é o que eu tenho), e R$ 299,90 pelo Velox empresarial com a mesma largura de banda. Uma subida de uns 375%, apenas... Minha esperança é que eles não resolvam fazer como a Telefonica, que cobra por download feito acima de uma certa quantidade. Se for, aí é o fim.

Alguém sabe de outro tipo de acesso via banda larga que deixe as portas abertas? Se souber, me avisem.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home