25 maio 2009

E o 306 me deixou na mão...

Quem me conhece, sabe que eu tenho um Peugeot 306 ano 1999 há quase 7 anos. Faço o possível para manter a manutenção dele sendo regularmente feita, e cuido direitinho dele porque preciso dele para trabalhar. Logo, feita corretamente, poucas surpresas ele tem me dado. E nessa semana, uma delas ocorreu:

Segunda-feira, 17/5, chego em casa e constato que a luz do alternador está levemente irradiada de vermelho. Como uma lâmpada do farol de milha queimou, vou até o eletricista automotivo da área, peço a ele para trocar a lâmpada, aproveito e pergunto. Ele diz que é o alternador que está esquisito, 1 dia de serviço para tirar e consertar. E se ele voltasse a acender mais intensamente, para levar o carro lá.

Dito e feito, e naquele dia, no final da tarde, na descida da Linha Amarela para a Avenida Brasil, o carro apaga completamente. Bem, desço no embalo, e na pista lateral da Avenida Brasil abro a porta e empurro-o para o meio-fio. Corro, pego um dos triângulos (tenho dois) e coloco a uns 20 metros do carro. Ligo para a faculdade, aviso do problema, e de talvez não poderia ir. Aviso Cláudia e a seguradora, que manda um mecânico. Chega o mecânico, olha, converso com ele... E ele conclui o que eu já sabia: Que o alternador está ferrado, para eu voltar para casa com somente a lanterna ligada, e torcer para não apagar de novo. Bem, a turma da faculdade está bem adiantada na matéria, a perda de uma aula não será tão drástica assim. O carro pega, e lá vou eu.

Sigo, retorno em Benfica, subo o viaduto, desço... E o carro apaga de novo, agora em frente a um ponto de ônibus, na passarela 5, sentido Zona Oeste. Alguns populares me ajudam a empurrá-lo para a calçada, dois policiais sinalizam, ligo para o reboque, é o jeito. E pela primeira vez, o Vader é rebocado. Conversa vai, conversa vem, o reboquista me conta histórias dele do tempo de caminhoneiro, daonde ele mora (em Santa Cruz), pegamos a Linha Amarela (liberaram caminhões, eba), chegamos em casa, descemos o pretinho e coloco-o na garagem. No dia seguinte, levo para o eletricista.

Na quarta, 20/5, de manhã BEM cedo levo o 306 a duras penas até o eletricista. A coisa estava tão feia que choveu e tive que limpar o pára-brisa com a mão, e dirigir 300 metros com a cabeça para fora do carro. Deixo lá, vou nadar, volto, converso com o eletricista... E vamos de buzão hoje. Aproveito e passo no meu mecânico, pergunto se dá tempo deles trocarem óleo (tinha vencido a troca), filtro de óleo (idem) e correia dentada (faltava 6000 km), fazia tudo de uma vez. Dava, se desse tempo o eletricista levaria o carro até eles para completarem o serviço.

Mas não deu tempo, só as 19 horas o carro ficou pronto. Na 5a, 21/5, vou eu pegar o carro, espero mais de 1 hora para o eletricista chegar (trânsito ruim), levo no mecânico, que troca tudo e eu pego na hora do almoço, finalmente. A bateria está carregando, tem 6 ou 8 meses que comprei. O rádio está acendendo, mas desliga o display depois de 5 segundos, vou ainda ver o que faço para resolver isso (talvez um hard reset). O próximo passo é o motor de arranque, que agarra um pouquinho ao ligar, mas é abrir e trocar o rotor, coisa mais simples. Isso fica para o mês que vem.

Marcadores: , , ,

0 Comments:

<< Home