11 maio 2009

Resenhando Star Trek [SPOILERS AHEAD!]

Agora, sobre o filme: Assisti ao filme duas vezes na última sexta. Sendo sintético, minha opinião pode ser resumida numa frase da Maria Cláudia, que não é fã e muito mal conhece a franquia: "Adorei! Eu não via um filme bom assim no cinema desde 'Cavaleiro das Trevas'!"

Muitos elementos para fãs delirarem e muita coisa para quem não é fã se divertir à beça. Algumas que eu listo:

  1. Uma montanha de citações e homenagens, desde a sabatina que Spock criança sofre (Star Trek IV) até frases do velho Spock ("Eu sou e sempre serei seu amigo", Star Trek II), passando pelo beagle do Almirante Archer (Star Trek: Enterprise), o Kobayashi Maru (Star Trek II) e um monte de detalhes que você só pega muito atento, sendo fã ou na 2a, 3a, 4a vezes que ver o filme. Aposto que alguém já está compilando uma lista de citações, como "Fascinating", e "Dammit Jim, I'm a doctor!", que ouvimos pelo menos 2 vezes. Christopher Pike presente (inclusive na cadeira de rodas, alusão à Série Clássica), o uniforme que ele está vestindo (Star Trek: Phase II e Star Trek I) são mais referências que não podem ser deixadas de fora.
  2. A Enterprise é muito parecida com a nave da Série Clássica, e ao mesmo tempo atualizada, e com isso muito bonita. Foi um cuidado impressionante.
  3. Spock é o melhor caracterizado, Zachary Quinto É o Spock. Fantástico.
  4. Chekov e seu sotaque russo bem carregado... "Uictor-Uictor", quem vê, entende. Hilário.
  5. Chris Pine diz que não se baseou em Shatner... Conversa fiada. Até o sorriso de canto de boca e o olhar do Capitão ele imitou. E ficou fenomenal! Claro, faltou a voadora do Kirk, mas a canastrice do Shatner estava também presente.
  6. Oficialmente deram o 1o nome à Uhura, que já tinham dado no Universo Expandido. Ela chama-se Nyota, e junto com Scotty, Chekov e Sulu, tiveram maior participação na história, muito mais do que ser apenas escada para o trio principal.
  7. Aliás, McCoy foi talvez de todos o melhor interpretado, Karl Urban soou como Magro o tempo todo: ranzinza, chato, irônico e divertidíssimo. E de quebra, a explicação da origem do apelido, Magro (Bones, em inglês).
  8. Detalhes como o interior da nave (bastante crível em comparação à nave dos outros filmes e do seriado, se bem que os turboelevadores mudaram de posição em relação à série); a transição dos uniformes, de Star Trek Enterprise para o novo filme, que vemos através da USS Kelvin; o pai de Kirk, o Corvette Stingray do padrasto, as bebidas no bar (drinques cardassianos, mas nada de cerveja romulana ainda), o comunicador Nokia (merchandising!) fizeram a gente adorar.
  9. Mudanças como o interior da engenharia da Enterprise (não dá para acreditar que é tão grande e tão... Sujo), as piadas do Scotty, os alívios cômicos, as mudanças sutis que fizeram a gente se divertir.
  10. E como não poderia deixar de ser, morreu um red shirt, para delírio dos papa-defuntos da série, ou seja: Todos nós.
Tem falhas? Bem... Alguns pontos que ficaram obscuros, não ficaram claros, ou que poderiam ser adaptados... Em resumo, chateação minha mesmo, mas que não tiram o brilho do filme. Citações a furos em relação ao Universo Expandido (como o capitão Robert April) não serão consideradas.
  1. A trama é fraca, mas o foco são os personagens, então passa.
  2. Um transportador colocar 2 pessoas dentro de uma nave em dobra espacial vai. O problema é essa nave estar a anos-luz de distância.
  3. Chekov com 17 anos, já na Frota, formado? Afinal, ele é alferes. Kirk tem 25 e não se formou.
  4. A nave capitânea da Frota recheada de cadetes ainda não formados, também não soa lá muito bem. Mas, nessa realidade, a Enterprise É a nave capitânea? Isso não fica nada claro.
  5. Só uma citação aos Klingons, e mesmo assim à distância... Espero que voltem no próximo filme.
  6. Delta Vega já existia na Série Clássica, mas não era ali, naquele local.
  7. Kirk encontra-se com o velho Spock, e eles dois com o Scotty. Muita coincidência, não?
  8. A USS Kelvin tem 1 nacele de dobra, e segundo as explicações técnicas que tantos gostam (como eu), é preciso um número par de naceles para fazer o campo de dobra. A Enterprise tem 2, a Stargazer tinha 4, e por aí vai.
  9. E um deslize que ninguém que eu li, comentou: DeForest Kelley (McCoy) tinha olhos azuis. Karl Urban (McCoy) tem olhos castanhos.
E como fã, fui levado às lágrimas, de emoção, pelo menos 3 vezes. Vi duas vezes, peguei uma cópia via Torrent e ainda pretendo assistir uma cópia dublada semana que vem, junto com o povo da AFERJ. E comprarei o DVD, e verei de novo... E aguardarei ansiosamente pelo próximo Star Trek. Como falei no post anterior, é uma nova realidade, vamos explorá-la. Voltamos, e com força total!

PS: Curioso... Não ouvi NENHUM podcast falando sobre Jornada nas Estrelas. O "famoso" podcast nerd Nerdcast (que eu estou ouvindo menos e achando cada vez mais sem-graça e cada vez mais preocupado em vender), falou sobre mercado financeiro. Outros ignoraram, mas quem salvou a pátria foi o RapaduraCast. Dois episódios, um explicando tudo antes e outro para quem viu o filme. Sim, eles sentaram e falaram de Star Trek, embora a falta de um trekker de carteirinha e a presença do Maurício Saldanha me façam ter medo desse episódio. Não entendam-me mal: Gosto do Maurício, mas aposto que ele imitou o McCoy e resmungou à beça, disse que Star Trek é subcultura, pobreza cultural, que falta o Paul Thomas Anderson dirigindo um filme de ST, etc e tal. Bem, vamos ver.

PS 2: Cláudia agora quer ver a Série Clássica toda. Acho que criei um monstro.

PS 3: George Lucas, faça um favor a Star Wars e terceirize a produção dos filmes 7 a 9 de SW. Quem sabe não fazem algo melhor do que os Episódios 1 a 3?

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home