Confesso que não torci pelo Rio ser a sede das Olimpíadas de 2016. Os motivos? Apenas 2:
- Beijing ainda está pagando a conta das Olimpíadas de 2008.
- A experiência do estouro do orçamento do Pan de 2007, o que ainda rende dor-de-cabeça e falatórios, e muita desconfiança de todos nós.
Por isso, eu não estava animado com a candidatura, e achava que Madri iria levar a eleição. Chicago e Tóquio não levariam, na minha opinião. Apesar do apoio do Obama (é a sua cidade adotiva), o povo não apoiava Chicago como candidata. E Tóquio já sediou uma Olimpíada, em 1964. Quanto a Madri, nunca tinha sediado os Jogos, mas Barcelona sediou em 1992.
Mas o COI me surpreendeu e fez uma manobra ousada. E a minha amada Cidade Maravilhosa será sede dos XXXI Jogos Olímpicos da Era Moderna daqui a 7 anos. Cedi à euforia, e deixei o ceticismo de lado. Sim, estou muito feliz. É claro que os desafios serão muitos, e é um clichê repetir essa frase. Mas o prefeito já deu um passo positivo para evitar o segundo problema:
A criação de um site para relacionar todos os gastos da prefeitura com os Jogos, o que é extremamente positivo. Espero que o COB também o faça, já que
as contas do Pan 2007 são suspeitíssimas.
Sim, foi emocionante ver o comitê brasileiro pulando de alegria e chorando... Ver o Eduardo Paes, o Sérgio Cabral e o Lula chorando como se fossem crianças, emocionados e felizes... E todo o resto da comissão presente. Vale ressaltar o que o Lula falou. Como sempre, ele dá um show na fala de improviso: O Brasil deve ao Rio, e essa é a hora da divida ser paga. O Rio foi capital do país e deixou de ser. Por causa do Brizola, a imprensa tratou de demonizar a cidade, que hoje é vista apenas como uma cidade violenta. Humpf, como se outras cidades não fossem... A diferença é que aqui aparece, em outras cidades, a violência é escondida. E ainda
alguns jornalistas, mesmo cariocas, enfatizam demais essa faceta, fazendo parecer que vivemos numa guerra civil constante. E o último assalto que sofri tem 11 anos... Ah, trabalho em 4 lugares, em extremos do Grande Rio. Nada tem me acontecido, mesmo rodando 40 km, vindo de São Gonçalo até em casa. Não, não sou sortudo. A cidade é que não é isso tudo que falam.
Mas, voltando às Olimpíadas: Um amigo disse que o Lula "molhou a mão" de todos os delegados do COI, e que todos irão ganhar MUITO dinheiro com a corrupção que virá. Se molhou eu não sei, mas sei que:
- Nem Lula, Sérgio Cabral ou Eduardo Paes estarão no poder em 2016. Lula pode tentar voltar em 2014, mas acho difícil que isso aconteça, ele já disse que não tem vontade de voltar. Sérgio Cabral, caso reeleito, não pode cumprir um terceiro mandato, e vai se candidatar a presidente do Vasco, como sempre disse que faria. O Paes "corre esse risco", já que, se for reeleito, irá concluir o mandato em 2016, ano das Olimpíadas.
- Não há ganho eleitoral até 2010: O povo vai esquecer a euforia das Olimpíadas com a Copa do Mundo na África do Sul e os bons resultados da economia (sim, já saímos da crise faz tempo).
- Quer evitar que isso aconteça? Então pare de reclamar e participe: Fiscalização constante por parte de comitês e comissões independentes e auditorias ad eternum, de preferência aquelas que as pessoas comuns (como eu e você) puderem participar. Mas mesmo assim haverão pessoas que dirão que as comissões não são idôneas, quando na verdade seu interesse escuso era participar de possíveis maracutaias e ganhar um por fora... Em tempo, se você quiser participar e não só reclamar, clica num dos links aí de cima.
Aliás, acho engraçado a posição de duas pessoas que conheço... São diretamente beneficiadas pela atual conjuntura econômica e política. Mas são tão preconceituosos quanto ao presidente Lula... Um é funcionário da Petrobrás (concursado), e só entrou porque era de um cadastro de reserva, e a ordem que veio "de cima" para chamar esses, e não fazer um concurso novo. O outro é microempresário, e a conjuntura econômica favorece muito o seu negócio, de suporte e manutenção de microcomputadores. Mas mesmo assim, dirigem-se àquele que é
o político mais popular da Terra com palavras de baixo calão. Simplesmente ridículo.
É o que eu sempre digo: Tem problemas? Tem. Poderia estar melhor? Claro que sim. Mas em vista do que tivemos anteriormente... Está muito bom. Agora deixa eu ir lá comprar uma nova bandeira verde-e-amarela.