29 julho 2004

Como fazer um drink com o seu nome


Achei isso no blog do César e resolvi fazer o meu, lá vai:



Como fazer um drink "Ricardo Jurczyk Pinheiro"
Ingredientes:

5 partes de competência

5 partes de brilhantismo

1 parte de instinto
Method:
Coloque todos numa coqueteleira e misture vigorosamente. Adicione saúde para dar gosto! Não beba em excesso!


Nome da pessoa:


Personality cocktail
From Go-Quiz.com

Falando em MercadoLivre


Um amigo meu está me devendo uma grana, e coloquei no ML algumas revistas dele para vender, e ver se consigo saldar parte do prejú. Se você tiver interesse em algum, dá um lance lá, o link está aqui.

Meus upgrades... Palm


Pois então, a novela da compra do Clié acabou. Não contei essa novela não? Pois então, aqui vai resumidamente: No MercadoLivre encontrei um Sony CLié Sj-33 por um preço imbatível. Como estava querendo passar meu IIIxe pro meu irmão e trocar de Palm, resolvi dar um lance.

Isso foi no dia 16 de maio, e o sujeito q iria me vender o dito tinha viajado pros EUA. A coisa foi complicada, pq foram encontros e desencontros (ele ligou dos EUA e falou com minha família, eu liguei e falei com a mãe dele, o irmão dele me ligou, trocamos emails), mas nada de acertar a compra do Clié.

A confusão se arrastou até o final de junho, sem qualificações no MercadoLivre (já havia passado o período de 3 semanas) e aí, conseguimos falar e acertar. Depositei um cheque na conta dele, que esperou compensar... E a mãe dele só me enviou o Clié na 2a semana de julho. Logo, dia 14 de julho (faltando 2 dias para 2 meses), o Clié finalmente chegou aqui em casa.

Ele é muito melhor que o meu IIIxe antigo, "velho de guerra" em vários pontos:


  • Mais bonito: Convenhamos, é um produto da Sony. E normalmente produtos Sony são bonitos.
  • Tela colorida: Muito brilhante, clara (com regulagem de brilho) e com excelente resolução (320 x 320 x 65536 cores).
  • Mais rápido: No benchmark fez 336% (o antigo era 100%).
  • Mais memória: 16 Mb contra 8 Mb.
  • Memory Stick: Isso fez a diferença. Eu já tinha aqui em casa um MS de 16 Mb que não tinha muito uso. Veio com a câmera digital, mas ela estava com um Stick de 128 Mb para bater muita foto. Daí, esse cartão foi para ele. Já enfiei nele um montão de programas, tô experimentando o lance de carregar do cartão para o Clié.
  • Conexão USB: Para quem sincronizava na serial, na USB é bem mais rápido.

Tem o inconveniente da bateria recarregável, que vai ter que me forçar a transportar o carregador para cima e para baixo quando viajar; tive que me desfazer do meu teclado para o Palm, já que não serve nele; ele é menor que o IIIxe, mas a resolução ficou boa, mesmo assim. De qualquer forma, estou adorando.

Tive uns problemas com o dito por causa de uns programas que instalei direto do IIIxe para ele (reiniciando direto), mas acho que agora consegui faxiná-lo apropriadamente. E é claro, estou cheio de curiosidades, como atualizar o sistema operacional, tocar MP3 (ele tem jack fêmea), ver imagens J-PEG numa velocidade maior do que eu tenho conseguido (tá leeeeeeeento abrindo), essas coisas. Uma das idéias é tirar o cartão da câmera digital e meter nele para ver as fotos batidas.

Em resumo: Tô adorando o bichinho.


PS: Agora, que negócio é esse de japonês colocar cordinha em tudo? Ele também tem um daqueles cordões de máquina fotográfica para pendurá-lo no pulso.

28 julho 2004

Meus upgrades... Micro


Semana passada torrei uns R$ 1000 num dos meus computadores (o Aragorn), fazendo um upgrade de placa-mãe, processador e memória, e forçadamente de fonte e placa de video. Explico:


  • Processador: Saí de um Athlon 1300 para um Athlon XP 2600+, núcleo Barton. Comprei o modelo "box", por um motivo simples: Um processador igual, vendido em OEM + cooler saía pelo mesmo preço que um box, que traz, além do cooler, uma papelada e três anos de garantia da própria AMD. Legal, não?
  • Placa-mãe: Não adianta, sou do tipo fiel. E fiquei feliz com a placa anterior, resolvi ficar na mesma marca. Saí de uma placa-mãe Abit KT7-RAID para uma Abit KV7. A bicha é bacana, 5 PCIs, as IDEs são do lado, 4 USBs atrás, som e rede onboard, memória DDR 400, Serial ATA para fazer RAID, etc. Mas tive umas coisas q queria comentar e falo disso abaixo.
  • Memória: Bem, 256 Mb DDR 400 para mim dão e sobram. E como já estava gastando uma grana, resolvi não por 512 Mb. Acontece que a memória OEM, sem marca, estava a um preço, e a Kingston (tida por muitos como a melhor de todas as memórias) era apenas 20 reais mais caro. Valia a pena, peguei.

Ainda tive que gastar com uma fonte de 450 W, porque a máquina estava reiniciando e eu calculei que a fonte não estava 100%.

Também tive que gastar com placa de vídeo, já que minha ATI Rage 128 era AGP 1.0, e a placa, AGP 3.0. O que quer dizer isso? Simples, conector diferente. Daí, tive que partir para outra ATI, e peguei uma ATI Radeon 9200SE. Literalmente cheguei no box, no InfoNorte, e pedi a placa ATI que fosse a de menor memória, menor preço e que encaixasse na minha placa-mãe. Peguei essa, q tem suporte a 2 monitores, saída para TV, 64 Mb RAM...

Ou seja, nessa brincadeira foram-se uns R$ 1000 ou mais. O som onboard funciona direitinho no Linux, embora não sei ainda como usar os 6 canais de saída. A rede é que não funciona. O driver que tem no kernel 2.6 não serve para esse chipset (VIA KT600), e o driver fornecido pela VIA só compila em kernel 2.4. Acabei espetando uma placa de rede minha mesmo e continuo usando-a.

27 julho 2004

Nerd Purity Test


Se alguém quiser fazer o Teste de Pureza Nerd, pode se candidatar aqui. A propósito, segundo o teste eu sou 52% nerd, e meu fator de weirdness (esquisitice, eu acho) é de 42%. Se cuida, Cátia. Pensa bem onde você está amarrando o seu burro.

23 julho 2004

Queria falar um monte de coisas, mas me veio à cabeça o acidente de ontem na bacia de Campos. Como alguns de vocês sabem, meu irmão é operador de plataforma, no momento na P-37 (um navio-plataforma). Ele, como funcionário da Petrobrás, fica 2 semanas na plataforma e 3 semanas em terra.

Então, ele me conta um monte de coisas de lá, e entre outras coisas a questão dos helicópteros. Ele mesmo viajou várias vezes no helicóptero que caiu, e embarcou no dia anterior ao acidente. Como ele disse, em TODO embarque é repassado pelo pessoal de base sobre os procedimentos necessários para caso ocorra um acidente: Vestir colete, soltar o cinto, abrir a porta, etc.

E o Fabio (meu irmão) estava me contando que a grande maioria ignora as recomendações: Tem gente que chega lá para embarcar e está meio chapado de álcool na cabeça (na plataforma é proibido bebida alcoólica); tem gente que solta o cinto, deita no chão do helicóptero e dorme; tem gente que nem sabe colocar o colete, embora toda vez é mostrado como fazer (a moça que disse que o colete "escapou", na verdade não escapou, ela não soube colocar, porque aquele negócio não escapa); tem gente que dorme na viagem, que é de 40 a 50 minutos, e queira ou não, é uma viagem perigosa.

Portanto, ele disse que foi uma fatalidade imensa, mas que agora acha que os terceirizados (maior parte do pessoal que trabalha embarcado) irão tomar mais cuidado. E esse comentário é importante para que as pessoas não fiquem falando que a Petrobrás não cuida de segurança, etc e tal, aquele discurso babaca q ouvimos muitas vezes por aí.






PS: Agora, a P-31 deve ter uma caveira de burro enterrada debaixo dela, no leito do mar: Essa plataforma sofreu um princípio de incêndio no início do ano, e agora o helicóptero que ia de um navio de apoio para ela, cai. Meu irmão trabalhou até há pouco tempo na P-25 que fica próximo e onde foi o apoio para resgate do helicóptero acidentado.

18 julho 2004

Só para constar, já que o tempo ainda está um pouco escasso e sinto-me na necessidade de dar uma satisfação ao punhado de pessoas que vagam por essa página para ler o meu "diário" pessoal aberto ao mundo:

  • Não, eu não morri. Ainda tô aqui, cheio de coisas.
  • Sim, o período finalmente ACABOU. Finalmente, recesso.
  • Estar de recesso não quer dizer que eu esteja parado. A lista de coisas para fazer é imensa (quase 50 itens).
  • Uh-hu, vou fazer upi-grei-dê no meu micro, ele vai ser agora (se tudo correr bem) um Athlon XP 2600+ (núcleo Barton), 256 Mb RAM DDR 400 numa placa-mãe Abit KV7. A placa q está aqui vai p/ um amigo meu, q decidiu finalmente comprá-la.
  • A MSXRio vai ser nos dias 27 e 28 de agosto, no SESC Engenho de Dentro. Agora conto com o Giovanni para atualizar o site (tá quase lá) e a divulgação começa amanhã. Ainda nos falta o cartaz, mas conto com o Nautilus para fazê-lo.
  • Tô faxinando HD, peguei muuuuito MP3 enquanto o Boxtorrents não volta à ativa, logo terei um bom tempo para organizar o HD, gravar CDs, ler 1700 emails, essas coisas. Mas estarei mais online do que o habitual.
  • Finalmente resolvi usar mais o Orkut, e aumentei em muito minha lista de amigos (estão numas 72 pessoas, acho), entrei para um monte de comunidades, e estou gostando. Achei até um Jurczyk q mora nos EUA, parece que ele é neto de um irmão do meu avô (parece até o Pablo, do Faroeste Caboclo, do Legião Urbana). Legal, não? Família pequena é assim mesmo.

Por enquanto é só, pessoal. Depois eu volto.

15 julho 2004

Você já viu aquele joguinho em flash, onde um Abominável Homem das Neves rebate um pinguim com uma clava, com o objetivo de mandá-lo o mais longe possível? Se não, clique aqui e se divirta. Eu já consegui 590.

Acontece que a coisa cresceu, e agora temos até o site do Yeti Sports, onde tem 5 (CINCO) jogos em Flash diferentes, mas todos jogando pinguins em algum lugar. Pelo visto, a intenção do autor é fazer uma Olimíada do Yeti, pois já tem 5 jogos, sendo 1 ambientado na Austrália e outro na África...

Bem, se você quiser jogar... Clica aqui. Garanto-lhe que é muito divertido!

08 julho 2004

E passa-se mais um dia leeeento... Estamos na escola em algo que não consigo definir. Não, não é "fim de período", ou "fim de bimestre", porque oficialmente o 3o. bimestre já começou. Começou e será interrompido na semana que vem. Coisa curiosa, não? É que o 3o. bimestre, depois do recesso, terá 5 semanas, apenas. Apertadinho.

Ou seja, com tudo isso, eu estou numa situação complicada com os alunos. A maioria "esqueceu" de entregar o trabalho q pedi. Os poucos que entregaram foram na sua maioria excelentes, sobre inclusão digital, software livre, aplicações de informática na área de saúde, robótica, etc. Mas a gde maioria "esqueceu".

Nas faculdades, correria de fim de período, 25 provas de Cálculo p/ corrigir e acertar, diário para arrumar... E um fim de período moroso, arrastado... Socorro Deus, acaba logo com esse período porque eu tô de saco cheio!

No recesso, adiantar tudo q puder sobre a MSXRio, mexer nos meus hobbits, o frodo e o merry (os meus MSX), incrementar minha ficha no Orkut (já estou com 70 pessoas na minha lista de amigos), instalar o Gentoo Linux no boromir (meu K6-2), remontar o aragorn (o Athlon 1300), pois parece q finalmente arrumei um comprador para o dito (um colega de trabalho). E lá vamos nós comprar processador, placa-mãe e memória novos...

Deve ter mais coisa acontecendo, mas no momento, tudo sux. Nada mais a declarar, inclusive estou sem paciência de colocar os links nesse post, faço isso depois.

Não, não tô na pior... Ainda. Só tô sem vontade de escrever mais. Depois eu falo do livro que estou lendo, "O Retorno", do William Shatner (trouxeram o Cap. Kirk de volta à vida!), e uma bem-feita resenha do Big O, que eu estou devendo.

Fui.

PS: Será que o Clié chega hoje pelo correio?

05 julho 2004

Mais um questionário para saber quem você é

Boiando no Blog do Cesar, achei um questionário, para saber em que década você está situado como geek. É meio falta do que fazer, mas... Resolvi preencher. Olha o que deu:

I'm A 1960s Geek
You're pretty quirky and weird but we know you're smart and love you anyway!
find your geek decade at spacefem.com