Estúdio da Introspecção
Sou Ricardo Jurczyk Pinheiro, nascido no dia 22 de maio (ainda está em tempo de me dar "Feliz Aniversário" e mandar o(s) presente(s)), nascido e morador do Rio de Janeiro, MSXzeiro, geek, otaku, Linux-freak, cristão protestante, matemático por formação, professor por opção, botafoguense de coração... E mais algumas coisas, lendo vocês descobrem algo mais.
30 setembro 2003
27 setembro 2003
Amanhã é MSXRio...
O Globo divulgou c/ uma nota, o JB c/ uma matéria. O DIa n pos no jornal mas colocou no site. O Francisco Barbosa divulgou no programa de radio dele, fora sites como o Linux in Brasil e o PontoBR.
Tivemos até aqui 1526 acessos (contados até dia 26/9, 19 hs) de IPs diferentes, fora os de agosto (o q dá um total de 1791 acessos. Nada mau.
O pessoal do Mac Brasil vai filmar e fazer uma matéria p/ o programa deles, vários alunos meus manifestaram interesse em ir, fora os colegas e amigos de trabalho. Até Cátia entrou na divulgação, embora nunca tenha participado de uma MSXRio.
É, vamos ver no q vai dar amanhã. Eu vou dormir, só sei disso. Depois nóis conversa. Ou então me procure no evento. =)
PS: S/ links pq n tô c/ saco de pô-los hj.
23 setembro 2003
Teste de vocabulario
Um teste de vocabulario que fiz outro dia, tirei 27 pontos de um total de 30. Uau.
Quero ser carente
Estava eu lendo o caderno de informatica d`O Dia na ultima quarta (17/9), e deparei-me com uma materia sobre inclusao digital, uso de informatica nos morros cariocas, CDI, etc. Ate ai, legal, o link pra materia taqui, e lembrei-me de um amigo quando li essa aqui, ja que ele trabalhou no DEGASE.
Ate ai nada. Mas me deparei com o seguinte: Rio ganha laboratório de áudio e vídeo digital para jovens carentes. Laboratorio de video digital? Se voce for ler a materia, voce vai ver que eles tem acesso a uma tecnologia de ponta, com filmadoras digitais que custam milhares de reais, e um monte de outros bagulhos (uma ilha de edicao da Pinnacle e MUITO caro).
Ai eu pergunto: Isto eh inclusao digital? Na minha opiniao NAO E, alguem vai dizer que e, que eu estou sendo preconceituoso, etc. Mas para que serve um jovem carente de favela fazer documentarios digitais? Pombas, eu quero ser carente tambem, para eu ter acesso a esse equipamento terei que pagar CARO num estudio de edicao para poder "brincar" de fazer videos... No momento eu faco com um MSX Turbo-R com um HBI-V1 (digitalizador da Sony) e uma camera de seguranca (colorida). A imagem e' tristemente feia, mas eu tive que pagar por isso.
Isso realmente e' inclusao digital? Na minha opiniao e' massagem de ego naqueles cidadaos que ficam achando que por tecnologia avancada na mao de gente pobre inclui. Inclui e' ensinar a ele coisas q poderao fazer parte da formacao dele. E' ensinar a pescar e fazer sua vara, nao dar a ele uma vara de pescar com ultra-som, molinete turbinado e radar para localizacao de peixes.
Podem falar o que quiserem, mas para mim isso nao inclui ninguem. Em contrapartida, deixa eu dar a mao a palmatoria e citar um exemplo de inclusao digital... Em Sao Paulo.
MSXRio - divulgacao - viva!
O meu amigo e locutor da Radio Globo AM, o Francisco Barbosa disse q divulga a MSXRio no programa. Viva!
E antes q eu me esqueca, o povo do Clube Canal 3 tambem divulgou a gente. Obrigado, turma!
E acho q vou fazer outro spam... Alguns nao receberam a divulgacao... Espero q o meu provedor nao brigue comigo. =)
Complementando o post anterior...
Queria uma camera digital, p/ fotografar e por aqui. Alias, como se coloca imagens nesse treco? Tem que colocar "por fora" e linkar, pelo visto.
E eu queria tambem era que esse teclado funcionasse como US-Internacional... Dammit! Sim, o problema e' de instalacao do Windows. Nao, n tem copia do instalacao do Windows 98 aqui. Nao, o CD-ROM n funciona (sabe aquele papo de "tapinha n doi"? Nem assim). Logo, tenho q aturar isso.
Isso quer dizer q e' hora de gravar a minha copia em mini-CD do Kurumin.
Bonito...
Hoje eu fui fazer a vistoria do carro na Barra, e voltei para a UFRJ via Linha Amarela... E na travessia, em Jacarepagua', antes do tunel da Covanca... Eu queria ter uma maquina fotografica para registrar tais paisagens. Um paredao de pedra, dos maiores que ja vi, com um tunel encravado nele, entre outras visoes de rara beleza. Nossa, e a gente ve isso e nem curte a visao quase... Eu me senti como se estivesse jogando Outrun... =)
22 setembro 2003
MSXRio - notícias
É nóis na imprensa: Link para a matéria do JB e o link para a nota d'O Globo. Agora só falta O Dia...
21 setembro 2003
Mulher-Gato - que roteiro horrível
Eu achei terrível, péssimo... O link para a matéria do Omelete está aqui.
Star Wars... Kid?
Olhem só esse link aqui... Um menino de 15 anos fez uma filmagem dele com um sabre de luz duplo, a lá Darth Maul (Episódio I), o vídeo caiu na "boca do povo", ou seja, a Internet, e fizeram versões do vídeo. Segundo li, quase 100. Se você quiser pegar o vídeo original, clique aqui. Outros vídeos são com sátiras a Exterminador do Futuro, Matrix, Patolino, Senhor dos Anéis, Mortal Kombat e até o Tetris não escapou.
Credo.
20 setembro 2003
Maus tratos a arcades antigos
Tinham q prender os caras q fazem isso c/ um "patrimônio" da nerdice. =)
Tô dando um banho de loja no blog
Tá, não é também uma coisa daqueeelas... Mas tô arrumando a bagunça, dando um trato nele aqui e ali... Tá ficando legal. Só preciso por uma imagem no topo...
Opa, gnome-blog novo
Se sair esse título, tô contente. E tem umas firulas novas, como um botão p/ colocar links... Então vamos testá-lo, colocando o link p/ o site do gnome-blog. Bem, pelo menos bonito ele tá.
Judeus para Jesus
Ontem uma professora estava vendo um site dos Judeus para Jesus, e criticou, disse q era absurdo... Ué, qual é o problema? Sei lá, tem gente q encrenca c/ isso...
18 setembro 2003
Hoje eu quero apenas...
Hj estou contente. Bem, me desentendi c/ a Cátia, mas ainda assim tô contente. E o título acima é o trecho de uma música do Catedral (aquela banda q era gospel e resolveu ir p/ o mercado "secular", e quebrou a cara), q diz:
Hoje eu quero apenas poder viver
Hoje é dia claro, não vai chover
Hoje a novela vai acabar
Hoje... (esqueci o trecho)
É, desconfio q o nome da música é... "Hoje", do CD Eterno (uma das poucas boas músicas daquele disco). Mas pq tô contente?
A divulgação da MSXRio tá andando... O pessoal do JB vai divulgar a MSXRio, parece q corremos risco de sermos matéria de capa (hoje foram 50 minutos de conversa no telefone com um dos repórteres, mais alguns emails trocados). O Globo tb vai divulgar, aliás, eles já divulgaram na semana passada (não achei o link) e vão divulgar de novo na semana q vem. Isso é sensacional!
Agora só falta O Dia divulgar-nos, e espero q não nos ignorem.
Quanto ao desentendimento com a Cátia, uma conversa resolve... Acho. Ao menos espero que sim.
Não achei a letra da música, droga.
16 setembro 2003
Mandrake 9.1
Deu a louca, meti Mandrake LInux 9.1 no K6-2... Instalação gráfica bem-feitinha, português DO BRASIL nos menus de instalação, me pareceu um instalador bem amarrado e bem explicado. Gostei do dito, tanto q resolvi fazer o inverso dessa aqui, pondo nela o KDE com KDM instalado (inicializa no modo gráfico). Seria trivial se ele não fosse o meu servidor... =)
14 setembro 2003
Cheio de coisas
Domingo à noite, o que estou fazendo? Corrigindo prova. Isso, corrigindo prova. Depois tenho q escrever um trabalho e uma prova de Cálculo, amanhã vou alargar o buraco da parede p/ passarmos a extensão telefônica, passar os cabos (prender no rodapé, essas coisas).
Ainda tenho controle bancário p/ fazer, bolar a workshop de Linux, pensar no q vou fazer c/ Linux na escola (tenho q introduzir o pinguim a partir de outubro), continuar as notas de aula sobre Fundamentos de Computação (nem cheguei na metade), fazer os CDs p/ a MSXRio (música - Snatcher; EVAs), e + um mooonte de coisas.
Mais pra frente eu vou falar num acampamento da minha igreja (tenho q me preparar), tem MSXRio daqui a 2 semanas, casamento do Douglas (serei padrinho e vou dirigir um brinde aos noivos, dando umas palavras) e reunião do acampamento daqui a 3, e viagem à Campos (ih, tenho q entrar em contato c/ o pessoal de lá) daqui a 4 semanas. Ah, e GDL daqui a 5 ou 6.
Sim, tá puxado. E pq eu estou conectado então? Puxa, será q eu n tenho nem direito a um tiquinho de lazer? Tô baixando uns MP3, uns vídeos q fiquei devendo pegar... Mas nem bate-papo rola, senão n acabo o trabalho.
E isso tudo não é supérfluo, é o q tenho q fazer. Pq o supérfluo, já tá na lista morta.
12 setembro 2003
Brrr...
Vou comprar um modem ADSL, estou querendo manter a tradição da família e comprar um US Robotics. Estive vendo os preços, devo comprar um Modem ADSL da USR um USR9001 SureConect, que custa + de R$ 350. Mas melhor do que por um Speedstream fudebinha e alugá-lo a R$ 20 por mês.
Um site bom sobre modems, a propósito.
Ah, ia esquecendo, o link para o site do evento.
Amanhã, reunião para a MSXRio
Se você quiser ir... Amanhã, reunião para falar da MSXRio no Shopping Nova América, às 15 horas, na praça de alimentação do 2o. piso. Temos que tratar de um monte de coisas, mas estamos com boas perspectivas para esse evento.
Quebrando pedra...
Escrevendo prova, ajeitando apostila, arrumando um monte de coisas (uns 200 MP3 p/ reparar, "apenas" - ainda bem que tenho como fazer isso automaticamente), e ainda queria ver umas coisas sobre o Blogger... Como colocar imagens no blog, onde mexer p/ transportar os links, essas coisas.
Mas o uso do gnome-blog e do BloGTK ajudam muito. Ainda estão bem limitados, não tem quase recursos para edição. Por exemplo os botões de bold, itálico do gnome-blog, por exemplo, não estão funcionando, e o title do BlogGTK não funciona também. Logo, fica complicado para editar, tenho q inserir o código HTML direto. Mas só de poder editar assim, como disse, ajudam muito.
LIga Extraordinária no Brasil
Direto do Omelete:"Nova adaptação para as telas de uma história em quadrinhos, A liga extraordinária (The League of extraordinary gentlemen, de Stephen Norrington), é baseada nos conceitos criados por Alan Moore e Kevin O´Neil para a HQ da America´s Best Comics. No filme, os maiores aventureiros da literatura - Allan Quatermain (Sean Connery), Mina Harker (Peta Wilson), Homem Invisível (Tony Curran), Dr. Jekyll/Mr. Hyde (Jason Flemyng), Tom Sawyer (Shane West), Capitão Nemo (Naseeruddin Shah) e Dorian Gray (Stuart Townsend) - são recrutados pelo governo britânico para enfrentar a ameaça do maléfico vilão Fantasma."
Esqueceram de citar que o diretor do M-6 da época chamava-se Campion Bond. Mas parece q foge um pouco da HQ original (o vilão era o Moriarty).
O "meu" filme tá pronto...
Tá, não é exatamente o meu filme, mas o filme do Tenente Blueberry. Tá rodado e pronto, só ainda n foi p/ os cinemas. Maiores informações aqui.
11 setembro 2003
Parece que agora vai...
Liguei hoje para a Telemar, e novamente soube que a minha central continua sem Velox disponível. Mas tive uma notícia boa: Na central telefônica onde está a linha da casa (ou seja, a linha do meu pai) tem Velox agora. Opa, isso é bom.
Isto faz sentido, eles estão trocando as centrais telefônicas para ter suporte ao Velox, começando pelas mais antigas. Acontece que a minha é uma das mais novas, ou seja, ainda vai levar um bom tempo para chegar na minha. Minha avó tinha o telefone numa central eletromecânica, e tem direito ao Velox há mais de um ano... Mas não sabe o que fazer com um computador...
Ou seja, já liguei para casa, avisei meu pai (que está andando de muletas), que falou em pegarmos a furadeira do vizinho emprestada, para fazermos mais um buraco na parede entre o meu quarto e o escritório dele, para puxarmos uma extensão da linha telefônica dele, e assim puxarmos o ponto para o meu quarto. Já tem o outro buraco, para passar o cabo de rede. Vai ficar uma furadeira na parede... Mas vale a pena.
O micro que vai gerenciar a rede é um K6-2 550 Mhz com 128 Mb de RAM, 2 placas de rede, RedHat Linux 9 instalado, com tudo que tem direito. Agora é por, puxar os cabos e começar a fazer tudo para gerenciar a rede da casa. Finalmente, acho que vou sair do 4o. mundo digital.
Para tudo há uma primeira vez
Pois é, depois de mais de 37.000 km rodados em 2 carros, inúmeros pedágios, algumas barbeiragens, 2 batidas (uma eui me ferrei sozinho, outra o canalha q me acertou, fugiu) e tantas coisas... Fui achacado pela polícia, e perdi R$ 150.
Foi uma achacada clássica, todo mundo que sofreu esse assalto à mão desarmada sabe do q eu estou falando: Eu cometi uma tradicional infração, saí do estacionamento do CT/UFRJ na contramão, às 22 hs de 3a passada (dia 9/11). Todo mundo comete esse "deslize": não tem carro vindo na mão certa, você faz isso para evitar uma volta das grandes a serem dadas passando na Reitoria.
Pois então, fiz e daqui a pouco, na praça entre CT e CCMN, uma patrulhinha (um Gol "bolinha") me aborda. Manda descer do carro (somente um farol funcionando), pede documentos, diz q eu cometi a infração (peço desculpas e disse que no local não havia risco) e que tem que prender minha carteira e meu carro deveria ser rebocado.
Ora, todo mundo sabe que naquela hora na UFRJ, não há risco em causar acidentes, mas eles não queriam ouvir (o segundo PM, um baixinho portando um FAL corroborava essa afirmação), e falaram. Aleguei tudo (sou professor, meu pai está convalescente de uma operação no joelho, meu irmão está embarcado em plataforma - na verdade ele não está - minha mãe não dirige, minha família é pequena e não tenho parentes próximos p/ vir buscar o carro, etc). Não tem jeito, eles queriam dinheiro.
Naquele momento eu tinha várias dúvidas: Se eu oferecesse R$ 50 (o que eu tinha junto aos documentos do carro), se eles iriam aceitar e me liberar ou iriam querer mais (me conduzindo a um caixa eletrônico para sacar essa grana); se eu citasse o ato, iriam me autuar por tentativa de suborno; e com quanto eles sossegariam o facho. No momento, fiquei ansioso e preocupado, pois preciso do carro para trabalhar, e não tenho juízes, advogados ou promotores na família, o policial mais próximo é pai de um amigo meu (um outro amigo tem um irmão que é tenente no Batalhão da Maré, onde provavelmente os dois pilantras fardados estão lotados). Logo, estava lascado e vi que teria que morrer nos R$ 150 que tirei no Itaú, no Shopping Nova América, horas antes.
Segui a orientação ("Fica tranquilo, vamos jogar aberto"), joguei o dinheiro dentro do carro (os malditos nem citam o fato, nem tocam nele), anotam os dados seus para não correrem risco, e fazem você entrar no carro (faróis altos para evitar que você identifique-os pela placa - começava com LOC, carro número 58-xx98), e saem de ré, ou bem devagar.
Em suma, fui assaltado em R$ 150, perdi essa grana para dois PMs, que eu espero, encham as suas barrigas com esse dinheiro, até que elas arrebentem. Não quero que morram, mas desejo de coração que esse dinheiro queime nas mãos deles, e que eles desperdicem. Se fosse usado para alimentar os filhos deles, até aceito. Mas eu duvido. Amaldiçoei-os (mas não os xinguei), nem tanto pelo dinheiro (tá, doeu ter perdido o equivalente a 1 dia e pouco de trabalho duro), mas por ter me sentido forçado a errar, forçado a suborná-los para ser livre dessa situação constrangedora. Me custou R$ 150, mas arranhou a minha dignidade.
Não citei esse fato para muitos, meus pais não ficaram sabendo, menti o valor do dinheiro para quem falei (diminuí o prejuízo), mas a raiva ficou, mas até ela passa. Continuo acreditando que há bons policiais na força, mas o meu respeito pela categoria ficou ainda mais arranhada depois desse fato lamentável.
Agora, no site da PM diz que eles estão para nos proteger... E quem nos protege deles? Como está na história do Alan Moore,
Who watches the watchmen?(Watchmen).
Se você está lendo isso, é porque eu estou postando via BlogGTK, um applet em Python p/ blogar na rede do Blogger. E isso quer dizer: Deu certo!
10 setembro 2003
Eita, q saco.
Tô tentando por o gnome-blog para funcionar, mas tá complicado... Depois de muita coisa p/ adicionar e configurar, ele n executa pq n reconhece um módulo... Ai, saco. E o pior é q eu n manjo nada de Python.
09 setembro 2003
Don`t you... Forget about me
Lembrei dessa música (linda, por sinal) do Simple Minds quando entrei aqui para fazer um teste... Tem uma caixa marcável (epa) com o texto Remember me. Heheheh... =)
Por que eu migrei?
Olá, esse deve ser o meu primeiro post aqui, no Blog*Spot. Agora... Bem, por que eu migrei? Porque finalmente Deus ouviu o meu clamor, e estimulou a um fudeba escrever o Gnome-Blog, compatível com a Blogger API do BlogSpot... Logo, eu posso escrever meus posts sem estar conectado. E isso é uma coisa boa(r).
Logo, vou começar a mudança de lá para cá, e daqui por diante, esse blog fudeba aqui será a minha nova casa (e nada de enxeridos futucando no que eu leio, já me basta o dono do cafofo. Depois eu migro o Uruguaiana é Punk, meu blog comunitário (dividido com o Cesar A. Cardoso, fudeba e amigo) que fala do Camelódromo da Uruguaiana e correlatos. Logo, esperem por novidades... Elas nunca virão. =) Mas a chance de eu postar mais e publicar mais é bem maior agora.