22 fevereiro 2007

Seriados bacanas que eu estou vendo

Atenção, spoilers a torto e a direito. Se quiser ler, selecione o trecho que é spoiler, pois eu vou colocar pintado com cor branca. Ou então, pula esse post.
  1. Galactica - Estou no episódio 14 da 3a temporada, e a coisa está bem interessante. Quem não viu, vale a pena ir ver. Acabou o "sonho" de Nova Cáprica. O Almirante Adama provou que é louco, fez um salto FTL para DENTRO da atmosfera de Nova Cáprica, e quando estava a uns 100 metros de altura ("Como estamos, senhor Agathon?". "Caindo como uma pedra, senhor". "Manter posição"), soltou os Vipers e saltou para fora da atmosfera. Ah, e pegou 3 naves-base Cylon pela frente. Gaius Baltar está preso depois de ter passado uma temporada numa nave-base Cylon, e todo mundo quer jogá-lo por uma comporta de ar. Afinal, julgamento para què? Caprica Six (aquela cylon loura - a atriz foi Miss Canada, sabiam?) está a bordo da Galactica, presa. Helo e Athena descobriram que Hera, sua filha, está viva, e conseguem resgatá-la (nada como um remort atrás do outro). O casamento do Lee e da Dee (nossa, que onomatopéia) quase vai para o vinagre, e do Anders (um personagem que eu gosto muito) e da Starbuck também. Achei que um caso entre Apollo e Starbuck ficou muito mal-explicado. Isso eu não gostei. O Coronel Tigh está caolho, Helo continua "do contra", acharam O Olho de Júpiter (seja lá o que isso significasse), e as coisas continuam. A série está muito boa, vale a pena ver. Pena que agora só tenho o 15o episódio, e depois, esperar.
  2. Doctor Who - Dessa série eu estou gostando cada vez mais, inclusive estou pensando em por um TARDIS na lista de presentes de aniversário... Ainda não fechei a 2a temporada, mas eu acho que a troca de atores foi boa. O Christopher Eccleston fazia um doutor mais sarcástico, mais irônico, mais seco... Não era ruim, mas eu acabei gostando mais do David Tennant, que é o 10o. Doutor. Ele é o primeiro ator que faz o Doutor e nasceu depois da série ter iniciado, e é um doutor mais amável, simpático, mais leve. As roupas, inclusive, mais... Casuais. Embora o 9o Doutor usasse uma jaqueta de couro e calça preta (mais style), o 10o Doutor veste-se mais tradicionalmente, com um agasalho, às vezes gravata... E tênis All-Star. Divertido. A 2a temporada está quente: A fundação do Instituto Torchwood, os Cybermen aparecem novamente, universos paralelos, o TARDIS apaga, enfrentam o "diabo" (nossa, alguém precisa ler alguma coisa sobre teologia), entre outras coisas. O Doutor até leva a tocha olímpica, em 2012! Ainda faltam dois episódios para ver o fim. O que já sei (e que todo mundo sabe) é que a Rose Tyler não será mais a companhia do Doutor nas viagens. Será uma outra mulher, agora negra (afro-descendente, para os puristas). Mas o David Tennant continua.
  3. Torchwood - Essa ainda não comecei a ver, está na fila. É um spin-off do Doctor Who, e só consegui legendas em inglês para a série, e mostra uma organização fundada pela Rainha Vitória, por causa de alguns fatos ocorridos no século XIX (sim, o Doutor estava no meio do rolo), e num futuro próximo, a gente vê no que deu. Aliás, Torchwood é citado no especial de Natal de 2005 do Doctor Who ("The Christmas Invasion"), e ao longo da série, revelando-se no fim da 2a temporada. Basicamente é um MIB inglês, só que não tão satírico. Temos o Jack Harkness, que aparece na 1a temporada do Doctor Who (nova série, claro), como o diretor de Torchwood Three. Essa base (a terceira) fica em Cardiff, país de Gales (tem uma explicação do porquê ainda na 1a temporada do Doctor Who). Peguei a 1a temporada, vou começar a ver depois que acabar de ver o Doutor.
  4. 24 Horas - 6a temporada começou nos EUA, Jack Bauer preso na China, Wayne Palmer agora é presidente (eu preferia o irmão dele, mas Wayne Palmer rox também), e os EUA sofrendo diversos ataques terroristas. No início do piloto, um homem-bomba explode um ônibus. E não vi mais nada. Vou ver depois.

Aí eu pergunto: Para que eu vou querer TV a cabo? 24 Horas só começa na Fox em março. Torchwood não tem nem data para passar. Galactica... Estão anunciando a 3a temporada (ainda), e Doctor Who não sai da 1a. Fora Red Dwarf, The I.T. Crowd, Tripping the Rift e outras séries que não passam na TV brasileira e que valem a pena ver. É... Se não repensarem logo, vamos ver mais prejuízo para eles. Eu já descolei Voyager, falta DS9 e TNG. Feito isso, nem Star Trek eu paro mais para ver na Net. E vão deixar de ter um novo cliente em breve. Ou então, pego o pacote básico do básico, só com os canais da TV aberta (já que aqui em Jaca City o sinal de TV é horrível), e tá bom.

Marcadores: , , , , ,

21 fevereiro 2007

Pérolas rápidas - Carnaval

  • Não, eu não viajei. Esse é o primeiro ano ímpar em muitos que eu passo o Carnaval em casa. Aliás, seria bom se fosse Carnaval todo mês. A cidade está vazia, o trânsito, uma beleza, e como eu não vejo TV aberta mesmo, para mim tanto faz se o desfile da Beija-Flor realmente mereceu ou não...
  • Aliás, a pontuação esse ano ficou interessante, toda quebrada. Eu acho que ficou mais justo, pois anos anteriores, só rolava 10. Os videntes que aparecem todo fim de ano preveram Salgueiro e Estácio de Sá como as campeãs... E a Estácio foi rebaixada. Brrrrrr...
  • Falando ainda em escolas de samba, parece que a Renascer de Jacarepaguá (antigo bloco Bafo do Bode) se deu bem, esse ano. Ainda não foi para o grupo especial, mas, como a Renascer está para os nativos de Jacarepaguá assim como o America Football Club está para todo torcedor de futebol do Rio (o 3o time), continuamos na torcida. A Sâo Clemente faturou no grupo de acesso, agora é que o Alexandre Araújo, do Rock Bola vai ficar impossível... Em tempo, ele é Sâo Clemente roxo, e compôs um samba da escola recentemente. Não me lembro qual.

  • Continuando, aproveitei esse Carnaval para fazer muitas coisas. Aprontei aulas (ainda estou finalizando uma), li livros e revistas, assisti vários episódios de algumas séries (comento sobre elas no próximo post), fechei alguns downloads importantes, gravei muitos CDs e DVDs... Um bocado de coisa. Infelizmente não foi a lista toda (o Linksys continua esperando o OpenWRT), mas deu para adiantar muita coisa.
  • Ah, e saí com a Maria Cláudia, minha noiva. Eu falo bem pouco dela por aqui, é verdade. Talvez seja por reler alguns posts antigos e me arrepender de ter falado mais do que eu acho que deveria de outras. Mas eu vou ver se rabisco um post a respeito dela uma hora dessas.
  • Estou brincando com o F-Spot, que é uma ferramenta muito interessante para classificação de imagens no Linux. Ele tem vários recursos interessantes, como exportar um conjunto de fotos direto para o Flickr. Estou inclusive pensando em ativar minha conta por lá (já que o Flickr pertence ao Yahoo!). Vou ver ainda, o Photobucket me serve bem, e eu tenho um espaço para colocar álbuns de fotos (o link, para quem ainda não viu, é esse aqui). Inclusive estou precisando atualizá-lo... Mas ainda falta muita foto para ser etiquetada.
  • Continua a minha jornada para vender minha câmera (uma Sony P-32) e meu notebook (um Compaq Presario 2100), além do upgrade do micro (isso vai ter que esperar). Bem, o motivo da minha preocupação em fazer esses upgrades basicamente é esse aqui do lado. Essa foto que vocês contemplam é de um pedaço de terra, de 9 x 17 m (total de 153 m2) que eu adquiri, num condomínio fechado, de casas, a 1500 metros de distância daonde estou agora. Logo, o terreno está comprado, agora preciso construir a casa. Mas muita coisa está rolando, já tem projeto (2 andares, 120 m2), construtor, muita coisa encaminhada. Falta o dinheiro. Ah, antes que digam... Sim, o barracão não está mais lá. E precisa ser limpo. Sem problemas.
  • E o projeto com a verba da FAPERJ continua acontecendo, se alguém quiser acompanhar, pode olhar o meu blog experimental, nesse link aqui. Criei-o para fazer experiências com o Wordpress, e para só falar do projeto. Pode servir como referência futura.
  • Não tenho ouvido muitos podcasts ultimamente, mas tenho ouvido mais música, por conta da faxina nos MP3. Por isso, não tenho estado muito por dentro das novidades. Mas espero poder traçar alguns comentários em breve por aqui.
Só isso tudo, gente. Não abandonei o blog, mas sumi por um tempo, por falta de tempo para escrever. Vou ver se escrevo algumas coisas que tinha pensado. Depois, é claro, de preparar a minha aula.

Marcadores: , , , ,

12 fevereiro 2007

Experiência de novo blog

Resolvi experimentar os serviços do WordPress.com, para pensar numa possível migração num futuro. Parece que tem uma maneira de importar os posts de um blog do Blogger, mais os comentários do HaloScan para o Wordpress.com. Se alguém souber, fala aí nos comentários.

Ao mesmo tempo, temos o projeto FAPERJ, a verba que recebemos. Como essa é uma experiência nova, decidi juntar duas coisas, e abri um blog lá para falar do projeto, e dos passos que realizamos. A URL é essa: http://faperjnaeter.wordpress.com. Essa é uma maneira de manter tudo às claras, e todos acompanharem as dicas que porventura surgirem (como a compra dos ar-condicionados).

Mas, como é um trabalho de instituição pública, pode ser que em algum momento eu precise colocar uma senha no blog, para que somente quem tenha-a, possa ler o conteúdo. O WordPress.com tem esse recurso. Nunca se sabe, e aí eu passo a senha por aqui, para quem quiser acompanhar.

Por enquanto são 3 posts, que cobrem o início até a primeira compra. Ainda tem mais para contar, escrevo depois. E eu coloquei em datas retroativas, de forma que as datas dos posts batem com os acontecimentos. Divirtam-se (se puderem).

Marcadores: , , ,

10 fevereiro 2007

Quem vê cara...

Vou mostrar umas fotos feitas na câmera digital nova para os meus pais, como o passeio que fiz na Ilha Fiscal e no bondinho de Santa Teresa (em breve coloco todas na Internet), e aproveito, mostro as primeiras fotos que fiz com a câmera. Entre elas, essa foto aí do lado. A história é simples: Eu estava na casa do Spy, num domingo de manhã, brincando com a nova câmera. Ele tinha chegado às 5, beldo depois de ter saído para a gandaia, que foi em Moema (e a gente estava em Santana - acho que é longe). Ele foi no banheiro. Acordei, fui brincar com a câmera, ouvi ele no banheiro... Tomei posição e fiquei esperando. Ele saiu, eu bati a foto. A reação dele foi simples: Fala sério.

Dispensável que minha mãe se chocou com a visão aí do lado, e perguntou: "Seu amigo, filho"? "É, mãe. Um amigão". "Ele não usa drogas não"? "Até onde sei, só MSX que vicia ele"... Não, não falei do álcool porque senão pode causar mais celeuma. E acrescentei: "Eu tenho outras fotos em que ele aparece mais normal". É... Quem vê cara...

P.S.: Meu pai viu a foto e riu um bocado: "Caramba, você só tem amigo figura, hein"?

Marcadores: , ,

08 fevereiro 2007

Músicas legalmente ripadas... Ou não.

Não sei se já falei, mas eu tenho muito MP3. Quando digo muito, é muito mesmo. Eu fui acumulando com o tempo, dentro do HD, e aos poucos ia fazendo arrumação. Desenvolvi uns scripts para conversão de diversos formatos (FLAC, SHN, OGG, WMA) para MP3 (quem me dera ter tudo em Ogg Vorbis), ajuste das tags ID3, entre muitas outras coisas. Isso facilitou enormemente a minha vida, e posso me dar ao luxo de disparar uma conversão de 94 músicas do Steve Vai (como está acontecendo agora, passando pela 63a música) sem ter que fazer nada manualmente.

Só que a captação de MP3 era maior do que a arrumação. E também, pensar num meio de classificar uma coleção ainda maior, separando nos devidos CD-RWs para tocar no carro, no discman e no som do quarto. Descobri, nessas andanças de Internet, o All-Music Guide, que me ajudou a separar tudo por gênero, estilo e década em que a banda surgiu. Vou ter que criar mais diretórios, mas vai ficar mais organizado, tirando a prioridade na classificação por década e estilo (Rock Anos 60 e Rock Australiano, para exemplificar). Então resolvi implementar isso, cortando nomes com mais de 64 caracteres, por exemplo. E não sabia que havia tanta classificação: Pop Rock Alternativo, Punk de Garagem, Pós-Grunge, Metal Alternativo, Britpop, entre tantos outros.

E a coleção aumentando... Estive certa vez em visita de um amigo (que alguns de vocês conhecem), levei o disquetão (meu simpático HD Seagate de 120 Gb), espetamos no micro dele... E entraram uns 20 Gb de MP3 para o meu HD. Explicação: Quando esse amigo foi para passar o Ano Novo na faculdade onde ele estudou, encontrou um velho amigo, agora DJ de uma rádio. E com ele captou muitos Gb de música. E eu fui tomando coragem de arrumar tudo...

Estou fazendo isso, nesses últimos tempos. São quase 30 Gb de MP3 que estão sendo organizados. E dá trabalho fazê-lo, muito trabalho. Tem muita coisa ripada de CD que eu tenho, e outras adquiridas ao longo dos tempos. Com isso, muitas coleções estão sendo refeitas, e a cópia arquivada em casa está sendo feita em DVD-R(W), o que ocupa menos espaço físico. O Athlon 64 vai a 60, 61 graus, e tome conversão, nos diversos formatos, normalização e codificação novamente, colocando tag ID3 e dizendo se tem mais do que 64 caracteres. Ainda aproveitarei para classificar tudo isso, montar um arquivo CSV (separado por vírgulas) com os MP3 que tem em cada disco, para que eu saiba que música eu tenho em cada CD.

Sim, é muito trabalho. Mas tem sido interessante fazê-lo para por a casa em ordem. E arrumar uma desculpa para ouvir The Charlatans UK (muito parecido com Oasis, na minha opinião), rever o Living Colour (rock de verdade feito por negros, sensacional), conhecer o Free e o Cream, e ainda ter algumas versões alternativas dos Beatles me esperando.

Logo, antes de fechar esse post, vale lembrar que ainda tem 116 MP3 do Steve Vai para serem arrumados, o que o meu simpático guerreiro vai fazer, enquanto eu vou dormir. Depois ele vai desligar sozinho, e pronto, serviço feito. E isso deve fechar mais do que um CD, então devo colocar parte num CD-R, e o final num RW com rock instrumental (G3, Torcuato Mariano e outros), para deixar para um 3o CD o Joe Satriani... Melhor eu ir dormir. Depois falo mais.

Marcadores: , ,

Arrumação nas mídias

Não sei se já falei por aqui, mas uma das coisas que fiz nessas pretensas "férias" que eu tive foi dar uma grande arrumação nos meus CDs. Tudo o que eu tinha em termos de anime, filmes, seriados, desenhos animados... Foi passado de CD para DVD. Nessa brincadeira esvaziei alguns arquivos de tubo (aqueles, para 60 mídias) e saí arrumando. E tome DVD sendo gravado para lá e para cá, anotações e um controle mais rígido sobre o que eu tenho (por enquanto, uma planilha feita no Gnumeric). Um investimento de aproximadamente uma semana. Peguei um tubo de antena, fiz uma presilha embaixo, e fui colocando CDs lá. O resultado foi a foto aí do lado. Deixei a mochila propositadamente para vocês terem uma idéia da escala que foi a faxina. E ainda entrou mais CDs na pilha, depois que eu resolvi faxinar os MP3. A quantidade deve ter passado das 300 mídias. Como sou um péssimo vendedor, resolvi vender tudo isso, a R$ 0,20 cada. Isso aí, vinte centavos... Vou depois colocar na escola, para quem quiser. Se não quiser, não tem problema: Vai tudo para o projeto "Vamos forrar a parede com CDs", que sai do papel um dia. Mas fico com pena, pois no mínimo 95% está legível e funcionando perfeitamente.

Marcadores: , , ,