Série "fotografia e eu": As brincadeiras
Antes eu tive uma Pentax comum, com um bom zoom ótico, e depois fui para uma Sony P-32, de 3 Mpixels, que está parada aqui por causa de um problema com um capacitor dentro dela. As pilhas esvaem-se rápido demais. Queria ver o custo do conserto dela, mas na Sony eu já sei que é proibitivo.
Agora, como fotógrafo abaixo do medíocre, tenho uma Canon Powershot S2 IS que é bem completa: Uma point-and-shoot com cara de DSLR, com 12x de zoom ótico e vários recursos. Como eu não sou nada profissional no assunto, é uma câmera que quero explorar a fundo seus recursos, e justamente... Não sei onde foi parar o manual. Tá, eu acho que baixei uma cópia da Internet, depois eu pego. Mas a quantidade de recursos que ela tem é muito grande, e eu quero explorar tudo, como bom fuçador que sou.
- Um recurso muito útil que ela tem é a tela basculante: Dá para deslocar a tela LCD (que eu nem uso muito) para várias posições, facilitando (muito) a fotografia. Desde que comprei essa câmera, já bati muita foto sentado, sendo que a câmera estava na minha mão, bem alto, e a tela virada para mim. Prático se você é um fotógrafo de 1,95m tímido... Ou em várias outras situações, como a clássica tirar a foto de si mesmo, com uma mão só. Não dá para errar.
- Outro recurso é o conjunto de efeitos já implantados na câmera: Desde a sépia e o P&B, mais comuns, passando por elevações nos tons de verde, azul e vermelho, até a troca de cor, on demand. Muito prático, eu diria.
- Um monte de ajustes, que um fotógrafo menos fuçador (menos hacker, eu diria) não daria bola. Mas eu saio mexendo: Ajustes para iluminação fluorescente, de interior, incandescente, etc; fotografias de fogos de artifício, à noite, na neve (e eu nunca fui em lugar com neve), entre outras; ajustes de ISO (100 a 400), entre outros que não lembro. Opções de uso de controle remoto, de disparo contínuo (tire várias fotos de algo em movimento e fique com uma ou duas que são boas). Dá para brincar um bocado.
Marcadores: brincadeiras, câmera digital, canon, fotografia, série foto